“A Amazônia está em fogo!”, lamenta Gabriel Soligo, morador do município de Caracaraí, que faz divisa com o município Cantá, localizado no estado de Roraima. O vídeo enviado ao Invest Amazônia Brasil, nesta terça-feira (27), mostra muita fumaça proveniente de focos de incêndios.
De acordo com dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Roraima ocupa o primeiro lugar no ranking de focos de calor de todo país em 2024, com 2.295 focos ativos registrados de janeiro até o último dia 22 de fevereiro, dia em que o levantamento foi divulgado.
Dos 15 municípios brasileiros com o maior número de focos no mês de fevereiro, 14 estão em Roraima. E parte significativa disse já se transformou em incêndio. O morador, que fez o registro das imagens, explica que além das plantas, muitos animais também morrem.
“Nós vemos aqui, são centenas de morros em chamas, Roraima está em chamas! As imagens são fortes (…) são centenas de milhares de hectares sendo destruídos e os animais morrendo! A Amazônia está em fogo, e é preciso tentar parar esse fogo”, disse.
Vídeo mostra incêndio em Roraima
Período de seca
Agravado pelo fenômeno El Niño, que aquece às aguas do Oceano Pacífico e afeta as frentes frias, diminuindo a frequência de chuvas na região, o período de seca no estado, que deve se estender até abril deste ano, faz aumentar os incêndios.
Conforme o INPE, nove municípios de Roraima estão no ranking de municípios do Brasil com focos de calor em fevereiro, são eles Mucajaí (273), Amajari (193), Caracaraí (162), Rorainópolis (109), Iracema (106), Alto Alegre (80), Cantá (50), Bonfim (49) e Caroebe (36). Pacaraima não aparece no ranking do INPE.
Destes Uiramutã, Normandia e Amajari, localizados ao Norte, decretaram situação de emergência devido à estiagem.
Em nota ao Invest Amazônia Brasil, o Governo de Roraima afirmou estar realizando operações para contenção de danos causados pela seca no estado.
“Para mitigar as consequências enfrentadas pela população por conta do período seco agravado pelo fenômeno El Niño, o Governo de Roraima realizou, nesta quarta-feira (21), uma reunião da Operação Verão Seguro com vários órgãos da estrutura direta e indireta para definir novas ações, principalmente em relação aos focos de queimadas que atingem vários municípios, como a capital Boa Vista e Amajari.
Entre as novas medidas a serem tomadas, estão o reforço da fiscalização e responsabilização sobre as queimadas ilegais, junto com outros órgãos estaduais e federais, como a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Meios Hídricos) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), além de reforçar a parte logística da operação, com o apoio de todos os integrantes para a contenção de danos, a exemplo das secretarias que compõem o Executivo estadual. Outra ação é a solicitação de apoio federal para minimizar danos”, comunicou.
Leia também: https://www.investamazonia.com.br/roraima-concentra-22-dos-focos-de-queimada-do-brasil/