A Osten Moove, uma das maiores venture studios do Brasil, anuncia sua expansão para a região Norte com a instalação da Osten Digital em Manaus. Com um investimento de R$ 20 milhões, a empresa tem como meta faturar pelo menos R$ 50 milhões e gerar cerca de 500 empregos até o final de 2024.
Com enfoque em biotecnologia, a meta é atuar como aceleradora de startups locais em busca da modernização digital e consolidação da economia sustentável, além de estabelecer conexões entre grandes empresas e projetos inovadores no campo da bioeconomia e indústria 4.0.
Nesse contexto, a Osten pretende trabalhar com elementos e setores robustos na região, tais como agroindústria sustentável, pesquisas relacionadas ao meio ambiente e matérias-primas naturais, mapeamento geoespacial, bioativos como a antocianina do açaí, e outras propostas inovadoras para desenvolver processos e produtos de interesse social.
Os projetos em Manaus também incluem a fabricação de equipamentos para apoiar a indústria, otimizando o desempenho e a operação para impulsionar todo o ecossistema de tecnologia da informação, comunicação e inovação no estado do Amazonas.
A chegada da empresa foi resultado de um convite da Associação Polo Digital de Manaus, uma organização sem fins lucrativos com a missão de promover representatividade e governança no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação local, e que também apoia o ecossistema de Bioeconomia. Essa parceria irá impulsionar o setor de forma integrada e organizada.
“A nossa proposta é aproveitar a riqueza de inovação já existente no Norte do país e levar o conhecimento do Sudeste para alavancar ainda mais a economia local e o potencial de inovação da região. Além disso, o modelo de investimento de capital de risco da Osten vai incentivar conexões criativas entre investidores, startups, universidades e outros agentes da transformação, com o objetivo de expandir negócios, a economia e a sociedade”, explica Vânia Thaumaturgo, responsável pela Inovação na Osten em Manaus.