As vendas de carros elétricos registraram crescimento anual de 24% no Brasil em fevereiro, mostra levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Foram 12.998 emplacamentos no mês, frente a 10.451 no mesmo período de 2024. O montante refere-se a veículos eletrificados leves, incluindo híbridos com recarga externa (PHEV), híbridos (HEV e HEV Flex) e 100% elétricos (BEV).
Conforme a entidade, nos dois primeiros meses de 2025, o mercado de eletrificados já acumula 25.544 veículos vendidos, um avanço de 13,7% sobre o mesmo período de 2024. “O crescimento constante dos veículos eletrificados segue sendo impulsionado pela maior conscientização dos consumidores sobre os benefícios ambientais e financeiros da eletrificação”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
“Além disso, é importante destacar também o crescimento da infraestrutura púbica de recarga elétrica no Brasil, que tem dado mais confiança ao consumidor para apostar na eletromobilidade”, acrescentou.
O total de eletropostos públicos e semipúblicos instalados no país chegou a 14.827 unidades em fevereiro (12.397 AC e 2.430 DC), com importante crescimento dos pontos de recarga rápida (DC), que atingiram 16,4% do total, segundo apuração da ABVE/Tupi Mobilidade.
Incentivos
Entre as tecnologias de veículos leves eletrificados, os destaques em fevereiro foram para os 100% elétricos (BEV) e os híbridos flex não plug-in (HEV Flex), que registraram crescimento significativo neste início do ano.
Os BEV avançaram 21,4%, totalizando 4.492 veículos vendidos, frente aos 3.700 de janeiro. Já os HEV Flex cresceram ainda mais, com 1.464 veículos comercializados, um salto de 140% em relação a janeiro.
A ABVE aponta que os incentivos fiscais estaduais desempenham um papel importante no crescimento desses modelos. No caso dos BEV, o aumento foi notável no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, estados que oferecem isenção total de IPVA para veículos totalmente elétricos.
Já o crescimento dos HEV Flex está concentrado em São Paulo, onde a política estadual de incentivo ao IPVA reduzido favoreceu diretamente esse segmento. A associação avalia que o cenário reflete um mercado dinâmico e em transformação, no qual os incentivos fiscais podem ser um fator decisivo nas decisões de compra.
Tecnologias
Os modelos elétricos plug-in (BEV e PHEV) seguiram dominando o mercado dos eletrificados em fevereiro, representando 80% das vendas do mês, com 10.376 veículos, do total de 12.988. Já os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) responderam por 20% do total.
Os híbridos plug-in (PHEV) mantiveram a maior participação entre os eletrificados, com 5.884 veículos, correspondendo a 45% do mercado. No entanto, esses modelos registraram uma queda de 12% em relação a janeiro. Mas, em comparação com fevereiro de 2024 (3.594), o crescimento dos PHEV foi expressivo, alcançando 64%.
Os veículos 100% elétricos (BEV) registraram um desempenho positivo, alcançando vendas de 4.492 em fevereiro (34,6% do mercado de eletrificados). Esse segmento apresentou um avanço de 21,4% na comparação com janeiro e de 23,4% em relação a fevereiro de 2024, reforçando a tendência de crescimento dos modelos totalmente elétricos.
Entre os híbridos, o HEV Flex conquistou 11% de participação do mercado de eletrificados, com 1.464. O modelo teve um salto de 140% em relação a janeiro, mas registrou uma leve retração de 2,7% na comparação com fevereiro de 2024.
Já os híbridos convencionais (HEV) responderam por 9% das vendas de eletrificados em fevereiro, com 1.148, queda de 26% sobre janeiro e crescimento de 32% na sobre fevereiro de 2024.
A ABVE aponta que os números reforçam o avanço da eletrificação no mercado brasileiro, com destaque para o crescimento dos BEVs e a liderança consolidada dos híbridos plug-in. Em fevereiro de 2025, a participação de mercado dos eletrificados por tecnologia é a seguinte:
PHEV: 5.884 (45,3%)
BEV: 4.492 (34,6%)
HEV FLEX: 1.464 (11,3%)
HEV: 1.148 (8,8%)
Total: 12.988
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