Construída com um investimento de R$ 6,1 milhões, a Unidade de Saúde da Família (USF), localizada no Parque das Tribos, foi inaugurada nesta quarta-feira (31). A nova unidade vai ampliar o acesso aos serviços de atenção primária à saúde da população dos bairros Tarumã e Tarumã-Açu. A região concentra cerca de 34,5 mil pessoas e tem a maior população indígena da área urbana da capital, abrigando mais de 30 etnias.
“Apesar do Parque das Tribos ser a maior comunidade indígena não alterada do mundo com cerca de 30 etnias que vivem aqui, ainda não tinham uma unidade básica de saúde. A partir de agora, a população indígena terá um lugar onde poderá ser atendida com dignidade”, afirmou o prefeito de Manaus, David Almeida.
Com uma área de 1,2 mil metros de área construída, a USF tem capacidade para realizar 24 mil procedimentos por mês. O prédio também conta com dois pisos e 54 ambientes equipados para atendimentos básicos à saúde.
A nova unidade oferece consultas médicas em clínica geral, odontologia, exames laboratoriais, ultrassonografia, preventivo, teste do pezinho, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais, dentre outros tipos de serviços de saúde. Ao todo, oito equipes profissionais serão responsáveis pela assistência da população.
A USF funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, por meio de agendamento realizado presencialmente por ordem de chegada. Além do atendimento na própria unidade, as equipes farão visitas domiciliares.
Leia também: https://www.investamazonia.com.br/projeto-oferece-agua-tratada-em-comunidades-do-amazonas/