Mais uma unidade local (Unloc), do Instituto de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), foi inaugurada nesta quinta-feira (28), no bairro São José Operário, na Zona leste de Manaus. Com essa, chega a 75 o número de unidades do órgão em todos os 62 municípios do estado.
Com o novo ponto de atendimento do instituto, localizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), os produtores das áreas rurais do entorno da Zona Leste de Manaus estarão ainda mais bem assistidos e não precisarão se deslocar para a Zona Norte. Segundo o governador Wilson Lima, o objetivo é expandir o alcance do Idam e fortalecer o setor primário, contribuindo para a geração de emprego e renda.
“No início de dezembro nós convocamos 45 aprovados no concurso do Idam para dar o suporte necessário, porque um dos fatores decisivos nesse processo do setor primário é a questão da assistência técnica. Então, isso aqui tem um papel fundamental para garantir maior produtividade para o produtor, garantir uma segurança de que ele vai plantar e de que ele vai colher e vai ter um produto de qualidade“, destacou Wilson Lima.
Com a proposta de oferecer serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) relacionados ao setor primário, a unidade do Idam da zona leste terá atendimento voltado, prioritariamente, a mais de mil famílias de 15 comunidades de associações de produtores rurais das comunidades do Puraquequara, Ipiranga, Val Paraíso, Brasileirinho, Uberê Brasileirinho e Rio Amazonas.
“Para nós vai melhorar bastante por conta do distanciamento. Antes, nós tínhamos que sair do Puraquequara para a unidade da barreira”, disse Francisca Nobre, que é produtora rural de cheiro verde e pitaya e mora no Puraquequara.
No local, serão disponibilizados serviços voltados à documentação, como Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), informações sobre políticas públicas voltadas ao setor primário e elaboração de projetos de crédito, entre outros.
Desde 2019 foram inauguradas nove unidades do Idam no estado. Desse total, sete são postos avançados e duas são unidades locais (Unlocs).
Os sete postos avançados estão nas comunidades de Lindóia (Itacoatiara), Realidade (Humaitá), Curuquetê (Lábrea), Monte Sinai (Autazes), Sucunduri (Apuí), Caburi (Parintins) e Açuanópolis (Canutama). Já as UnLocs estão localizadas na Vila de Balbina (Presidente Fiqueiredo) e agora na zona leste.
Sobre o Idam
Atualmente, o Idam é uma autarquia, vinculada ao Sistema Sepror – Secretaria de Estado da Produção Rural – e se faz presente em todo o Estado com a finalidade de supervisionar, coordenar e executar atividades de assistência técnica, extensão agropecuária e florestal, no âmbito das políticas e estratégias dos governos Federal e Estadual para os setores agropecuário, florestal, pesqueiro e agroindustrial.