A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp divulgou os locais de prova do Vestibular Indígena, realizado de forma conjunta pela Universidade e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O exame acontecerá no dia 12 de janeiro de 2025, em cinco cidades do país: Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM) e ainda Campinas (SP) e Recife (PE). Os locais de prova estão disponíveis para consulta na página da Comvest. No total, inscreveram-se 2.819 candidatos, de diferentes etnias e regiões do Brasil.
A cidade de Campo Grande (MS) não atingiu o número mínimo de 60 inscritos e, conforme o edital da prova, não realizará o exame. Os candidatos que haviam optado por fazer a prova nessa localidade devem dirigir-se a Campinas, como opção para participar do Vestibular.
Na UFSCar, essa é a 18ª edição da modalidade de ingresso para estudantes indígenas e na Unicamp, a sétima. A Universidade oferece 130 vagas, distribuídas por todos os seus cursos, e a UFSCar, 65.
Orientações
A prova, a ocorrer no dia 12 de janeiro, começará às 13 horas, segundo o fuso horário de cada local de realização do exame. A prova, em língua portuguesa, compõe-se de uma redação e de 50 questões de múltipla escolha, divididas da seguinte maneira: linguagens e códigos (14 questões); ciências da natureza (12 questões); matemática (12 questões); ciências humanas (12 questões).
A Comvest orienta os candidatos a chegarem com antecedência, pois o acesso aos locais de prova será permitido somente até as 13h, impreterivelmente. A prova durará no máximo quatro horas.
Os candidatos devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. Os vestibulandos poderão usar um relógio analógico para controlar o tempo. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou de quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivos de qualquer tipo, lapiseira, caneta marca-texto, bandana/lenço, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova. Nas salas do exame, os candidatos poderão tomar água e suco e consumir alimentos leves.
Os vestibulandos deverão ainda comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no edital da prova, documentação essa a ser entregue no dia do exame. Estudantes ingressantes pelo Vestibular Indígena Unicamp 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 ou 2024 devidamente matriculados(as) estão dispensados(as) da apresentação dessa documentação.
Divulgação do nome dos aprovados
A Comvest divulgará a primeira chamada de convocados para matrícula no dia 3 de fevereiro de 2025, em sua página eletrônica. A matrícula dos candidatos aprovados nessa chamada deverá ser realizada de maneira online, no dia 4 de fevereiro (até as 17h), na página da comissão. A segunda chamada será divulgada no dia 10 de fevereiro, para matrícula no dia 11 de fevereiro. Estão previstas até cinco chamadas.
Leia também: Águas de Manaus inicia 2025 com retomada de serviços