A missão de gerir uma empresa é uma tarefa complexa e desafiadora que envolve a coordenação de recursos humanos, financeiros e materiais para atingir objetivos definidos, gerir uma empresa não se resume apenas a tomar decisões operacionais do dia a dia, mas também a liderar, planejar estrategicamente e adaptar-se a um ambiente de negócios em constante evolução, e uma referência em gestão com uma vasta experiência é o Ulisses Tapajós um amazonense, que graduou-se em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná, em 1970, ao formar-se, veio para Manaus e iniciou suas atividades profissionais no Polo Industrial de Manaus, tendo participado em regime de turn key da implantação da Ambev, Novotel, Friopesca, Moto Honda e Multibrás, onde trabalhou de 1978 até 2008.
Durante esse tempo, fez MBA em Gestão Financeira Empresarial, pela Universidade do Amazonas, e MBA em Gestão de Equipes, pela Fundação Getúlio Vargas, a partir de 1993, foi promovido a diretor-presidente da Multibrás da Amazônia e implantou, com sua equipe, um extraordinário Modelo de Gestão Focado em Resultados, cujo lema era “Pessoas felizes conseguem sempre os melhores resultados”.
Como consequência da criação de um ambiente saudável, a Multibrás da Amazônia foi escolhida pela Revista Exame como “A melhor empresa para trabalhar no Brasil”, em 2006 e 2007, e tornou-se uma das empresas de melhor rentabilidade financeira nesse período.
O Início: Desafios Inesperados
Filho de um garçom e de uma funcionária pública, o amazonense Ulisses Tapajós Neto, desde cedo enfrentou condições adversas. Ao terminar o colegial, nos anos 60, com a ajuda do pai conseguiu uma carona em um avião C-47 da Força Aérea Brasileira (FAB) para vir a São Paulo, onde queria estudar engenharia, curso que na época ainda não havia em Manaus, tinha 17 anos e o valor de três salários mínimos no bolso, dinheiro que o pai havia lhe dado.
Depois de dois dias de viagem a aeronave fez escala em várias cidades do país –, ao chegar ao destino final, Ulisses não teve coragem de sair do aeroporto. “A cidade era grande demais para mim”, diz. Um major da aeronáutica então o aconselhou a ir para Curitiba, que, além de menor, já era um importante centro universitário. Ulisses conta que pegou um ônibus da viação Cometa e seguiu rumo ao Paraná. Chegando lá, acabou hospedado na pensão dos próprios motoristas da viação.
Arranjou emprego, no ano seguinte entrou na faculdade de engenharia química e depois de seis anos sem ver os pais voltou a Manaus. “Naquela época, uma carta levava até dois meses para chegar. Meu plano sempre foi voltar. Queria ajudar meus pais a ter uma vida melhor”, disse Ulisses.
Lutando contra as Adversidades
Ao voltar para Manaus, conseguiu emprego na Multibrás, começou como engenheiro trainee, e ao longo da sua jornada profissional foi alavancando até se tornar presidente da empresa, uma carreira completa e de desbravação, em 1993, Tapajós foi convocado a participar de uma reunião com o presidente geral da empresa, integrante do grupo Brastemp, em São Paulo.
Chegou lá recebeu uma notícia boa e uma ruim, a boa notícia era que ele estava entre os destaques e a partir daquele momento estava sendo promovido a presidente da fábrica de Manaus, a notícia ruim a promoção tinha como finalidade que ele fechasse a fábrica, que acumulava prejuízos, em um ano, como desde de cedo ele tinha uma história de superação ao voltar para Manaus reuniu os 1.400 funcionários que tinha na fábrica, e contou a verdade que a missão que ele tinha era fechar a empresa, foi a partir daí que ele decidiu reduzir os custos, cortou salário de uns 30% ou 40%,reduziu todo o conforto que tinha na fábrica e fez um pacto de trabalhar mais, com mais cuidado, sem reclamar e encontrar alternativas que levasse a fábrica ao topo do sucesso, e com o passar dos meses as coisas foram entrando em forma, a fábrica foi crescendo e se tornou duas vezes a melhor empresa de âmbito nacional para se trabalhar.
Lições Aprendidas:
A história de Ulisses tapajós é inspiradora no ramo do empreendedorismo de sucesso, as adversidades são parte do caminho empresarial, a capacidade de se recuperar e aprender com os fracassos é essencial, hoje com 76 anos Ulisses ainda esbanja saúde e pensamentos de sucesso, como conselheiro de empresas, ele fala que:
“ É possível reerguer uma empresa mesmo nos momentos mais desafiadores, investindo nos colaboradores, para eles gerarem os melhores resultados e elevarem a rentabilidade, o lucro é aplicado em novas tecnologias, que também melhoram a qualidade de vida das pessoas, deixando-as mais satisfeitas, sempre inspirei minha equipe a acreditar na visão e no potencial da empresa” disse Ulisses
A história de Ulisses Tapajós é um testemunho de que a resiliência, a criatividade e a dedicação podem transformar uma empresa em declínio em um caso de sucesso brilhante, seu renascimento é uma inspiração para empreendedores de todo o mundo, lembrando-nos de que, mesmo nas situações mais sombrias, a determinação e a inovação podem acender a luz do sucesso empresarial novamente.
Rubenson Chaves o Ceo da Invest Amazônia é grato por ter Ulisses como amigo, além de ser um mentor no seu inicio profissional, considera ele um exemplo de liderança:
” Ter o Ulisses no Invest Amazônia Pod é um marco de sucesso e alegrias, ele me aconselhou muito na minha jornada profissional, a historia dele é incrível e inspiradora para cases de sucesso, ele não apenas ensinou princípios valiosos, mas também me mostrou como aplicá-los na prática” disse Rubenson Chaves
Ulisses Tapajós participou do Podcast da Invest Amazônia, e contou sobre sua jornada de vida e como se tornar um empreendedor de sucesso, acesse o link: Trajetória de Sucesso e Determinação!!