As provas de proficiência em competência leitora (espanhol e inglês) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram aplicadas na Escola de Direito (ED/UEA). O processo tem como objetivo atender demandas dos programas de pós-graduação da instituição, em atenção à resolução 022/2024, aprovada no Conselho Universitário (Consuniv) durante a gestão do reitor André Zogahib.
Esta foi a primeira vez que a universidade realizou, de forma institucionalizada, a aplicação dos testes. No total, 160 candidatos vinculados a dez programas de pós-graduação fizeram as provas. Além da capital, os municípios de Tefé e Parintins também receberam a aplicação.
A prova de proficiência em língua estrangeira é um requisito obrigatório que os alunos de pós-graduação precisam obter. Além disso, os testes avaliam o nível de compreensão dos candidatos, o que contribui para o processo de internacionalização da universidade, uma vez que o domínio do idioma global é fundamental para a produção científica.
“Os alunos podem se habilitar, por meio dos testes, e se preparar para o início de suas pesquisas, pois sabemos que em muitas áreas das ciências os materiais estão em idioma estrangeiro. Além das provas, a ARI/UEA também prepara o candidato para a realização dos testes, com cursos de curta duração em que se desenvolvem as competências leitoras e de compreensão”, afirmou a diretora da Assessoria de Relações Internacionais (ARI/UEA), Vanúbia Moncayo.
Fortalecimento da pós-graduação
As provas são voltadas para discentes vinculados aos programas de pós-graduação stricto sensu da UEA; discentes ou docentes intercambistas vinculados aos programas de pós-graduação da UEA por intermédio de mobilidade internacional; e docentes e técnicos da UEA vinculados aos programas de pós-graduação da Universidade ou de outras instituições brasileiras de ensino.
As provas em língua portuguesa para estrangeiros (aferição das quatro habilidades linguísticas – oralidade, compreensão auditiva, leitura e escrita), serão aplicadas nos dias 27 e 28 de agosto, na ED/UEA, das 9h às 12h e 14 às 17h, no primeiro dia, e das 9h às 12h, no segundo dia.
FOTOS: Daniel Brito/UEA