Realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas e a universidade norte-americana Harvard, o curso, intitulado ‘Curso Colaborativo de Campo em Saúde Pública Harvard-Brasil 2024’, iniciou nesta quarta-feira (3), na Escola Superior de Tecnologia (EST), localizada na avenida Darcy Vargas, na zona Centro-Sul de Manaus.
As aulas são direcionadas para alunos de pós graduação e funcionários do Sistema Único de Saúde (SUS) com experiência em pesquisa, para aprofundarem os conhecimentos em HIV/Aids, malária, tuberculose, sistemas de saúde e nutrição, e seguem até o dia 19 de janeiro.
“É um curso colaborativo de campo, que aborda temáticas diversas da área da saúde, como HIV, Malária, Nutrição, Sistema de Saúde, entre outras”, explica o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, Dr. Darlisom Sousa Ferreira.
Para ele, esta é uma oportunidade única que permite aos intercambistas estrangeiros conhecerem a Amazônia, e aos estudantes brasileiros, a possibilidade de aprenderem com uma das instituições mais conhecidas do mundo.
“Esse é um evento muito importante para a Universidade do Estado do Amazonas, que investe na internacionalização da formação de saúde, e principalmente dar as mãos a uma instituição renomada mundialmente e de trajetória consolidada no mundo, para a formação dos intercambistas e dos alunos brasileiros inscritos no curso”, afirma.
SUS e atenção primária
Vitória Celestino de Oliveira, profissional do curso de Enfermagem da UEA, enfatizou que a capacitação é uma experiência única.
“O mais interessante é trocar experiência e conhecimento com pessoas que são expertises na área. Com o curso será possível desenvolver um olhar mais aguçado para os problemas que temos e que são comuns e rotineiros. Que a gente consiga aplicar o que é aprendido para oferecer um serviço muito melhor para a atenção primária, tão carente de avanço tecnológico no país”, explicou.