Em continuidade à agenda de visitas a empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), a Suframa esteve na última quinta-feira (31) na sede da Termomecânica da Amazônia, situada no Distrito Industrial I, zona Sul da capital amazonense. Fundada em 1941, a Termomecânica está classificada entre as maiores indústrias privadas brasileiras e opera no setor de transformação de metais não ferrosos (cobre e suas ligas) em produtos semielaborados e acabados, tais como barras, vergalhões, perfis, fios, laminados, tubos e buchas, entre outros. Atualmente, possui unidades em Manaus, Itajaí (SC) e São Bernardo do Campo (SP), onde funciona a matriz.
A equipe da Suframa na visita, liderada pelo superintendente Bosco Saraiva, foi recebida pelo diretor financeiro, José Wilson de Oliveira Júnior, pelo gerente de Engenharia, Ricardo de Luca, e pelo coordenador de Produção, Raphael Padovezzi.
Inicialmente, os representantes da Termomecânica fizeram uma apresentação sobre o histórico da empresa em Manaus, enfatizando o início das operações, em 2016, no Distrito Industrial II, e a mudança, em 2020, para imóvel próprio no Distrito Industrial I, o que possibilitou aprimoramento técnico no processo de produção e melhorias significativas na operação logística. Na sequência, também levaram ao conhecimento da equipe da Suframa demandas para que os resultados da empresa na Zona Franca de Manaus possam ser aprimorados.
O superintendente Bosco Saraiva destacou que um dos objetivos das visitas que a Suframa está realizando a fábricas do PIM é justamente o de conhecer demandas específicas e identificar formas de ajudar a melhorar o ambiente de negócios para as empresas atuantes na região. “Tudo que a gente quer com essas visitas é estar mais próximo das empresas e ter um diálogo aberto e produtivo para que elas se mantenham aqui, se fortaleçam e gerem mais empregos no Polo Industrial de Manaus”, afirmou Saraiva.
Ao final da visita, os profissionais da Suframa percorreram o complexo produtivo da Termomecânica e conheceram peculiaridades da fabricação de itens como tubos de cobre e os equipamentos de alta tecnologia utilizados no sistema automatizado de produção.
A Termomecânica também possui uma unidade no Chile, uma unidade na Argentina e duas unidades nos Estados Unidos.