O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) sediou a International Negotiation Competition (INC), uma das principais competições de Direito do mundo, que reuniu estudantes de mais de trinta países para negociar e resolver conflitos.
Pela primeira vez desde sua criação em 1998, a competição ocorrerá na América Latina. O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) foi escolhido como sede devido à sua estrutura e representatividade na região Amazônica. A edição focou em temas como mudanças climáticas e desastres ambientais, geopolítica, desafios econômicos, cibersegurança, tecnologia e direitos humanos.
A International Negotiation Competition (INC) teve início nos Estados Unidos com o objetivo de capacitar profissionais e líderes na resolução de conflitos, promovendo maior eficiência ao processo judiciário ao incentivar alternativas ao litígio como única solução.
A edição de 2024, a primeira realizada na América Latina, contou com a participação de equipes da Austrália, Canadá, Inglaterra, Índia, Indonésia, Itália, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Irlanda do Norte, Escócia, Singapura, Estados Unidos e País de Gales. Estudantes de Direito da Universidade de São Paulo (USP) representaram o Brasil no evento.
Henri Krause, representante da INC na América Latina, destacou a escolha estratégica do palco da competição devido aos debates cruciais sobre o futuro sustentável do planeta que a Amazônia suscita. Ele enfatizou que os jovens participantes são os futuros líderes que estarão envolvidos nas decisões e resoluções dos desafios globais, ressaltando a importância da INC em aproximá-los desses temas fundamentais.
A abertura do evento ocorreu nesta quarta-feira (10/07), com uma palestra do presidente da INC, Larry Teply.
Na quinta-feira (11/07) pela manhã, iniciaram-se as rodadas de negociação entre os estudantes, que se estenderão até domingo. Após esta fase, os participantes serão premiados de acordo com a avaliação dos jurados.
Foto: Divulgação