O superintendente da Suframa, interino, Marcelo Pereira, representou a Autarquia nesta segunda-feira (3) na cerimônia de abertura da “Super Tech Week 2023”, ocorrida no auditório Rio Solimões da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento tem o objetivo principal de incentivar a formação de capital intelectual e a geração de pesquisas locais em áreas tecnológicas, com ênfase nos cursos de computação, engenharia e design.
A Super Tech Week faz parte do Projeto SUPER, que é executado pela Ufam e financiado pela Samsung Eletrônica da Amazônia (SEDA), como parte das contrapartidas aos incentivos fiscais concedidos na Lei de Informática da Zona Franca de Manaus. O evento contará com uma extensa programação de atividades – incluindo palestras gratuitas com profissionais e pesquisadores, apresentação de projetos de inovação e competições tecnológicas – até quarta-feira (5), no Centro de Convivência (CDC) do Campus Universitário da Ufam, e terá também uma edição complementar, nos próximos dias 10 e 11 de abril, no Campus da Ufam no município de Itacoatiara.
Em seu pronunciamento na solenidade de abertura, o superintendente Marcelo Pereira destacou que a iniciativa, por atuar num contexto essencial para o futuro da região que é a formação qualificada de capital intelectual, também se configura em um ótimo exemplo da necessária conexão entre a academia e o setor produtivo. Ele também destacou a Lei nº 13.674/2018, que alterou após 27 anos o regramento original da Lei de Informática da ZFM (Lei nº 8.387/1991), com base em sugestões da Suframa, e permitiu a destinação de recursos para ICTs criadas e mantidas pelo poder público, fomentando, assim, iniciativas como o projeto SUPER.
“O projeto SUPER é o resultado na prática do que planejamos e semeamos no passado, com base em esforços coletivos da Suframa, empresas, academia e demais parceiros. Ficamos muito contentes de ver um projeto desse em execução, pois envolve os acadêmicos, inclusive, do Interior do Estado, na busca por soluções a problemas reais da indústria, da universidade e do dia a dia dos próprios estudantes, além de incentivá-los a desenvolver pesquisas sobre temáticas atuais e de grande importância para o Polo Industrial de Manaus, como Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Design de Objetos e Qualidade na Indústria, entre outras. Temos convicção de que este evento terá sucesso no nobre propósito de despertar vocações e aptidões profissionais nos nossos jovens em áreas estratégicas para a nossa região”, afirmou Pereira.
Programação
No primeiro dia de programação estão previstas a palestra “Para entrar no jogo – uma conversa com quem realmente quer ser um pesquisador”, pela especialista Tayana Conte, e a apresentação de banners e artigos subdivididos em seis trilhas temáticas: “Automação e Instrumentação”; “Ferramentas Tecnológicas para Educação”; ”Informática na Saúde e Engenharia Biomédica”; “Iniciativas inovadoras com Experiência do Usuário (UX)”; “Meio Ambiente e Sustentabilidade”; e “Tecnologias Emergentes na Indústria”.