A Suframa sediou nesta quarta-feira (16), em seu auditório, a reunião de instalação do Fórum de Gestores Federais do Estado do Amazonas. O evento, organizado pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SEAF/SRI/PR), reuniu mais de 20 gestores e representantes de órgãos federais com atuação no Estado, incluindo Suframa, Ibama, Banco do Brasil, Sudam, Mapa, Ufam, Ifam, Iphan, Correios, Incra e Conab, entre outros.
A reunião foi conduzida pelos representantes da SEAF/SRI/PR, Jéssica Italoema e Rodrigo Favero, e teve a participação do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, na abertura. “É um prazer ter todos vocês aqui, pois muito nos honra ser os anfitriões da instalação deste importante fórum. Estaremos sempre à disposição para colocar nossa estrutura a serviço de todos os órgãos parceiros e contribuir com a ampliação da pauta positiva de ações do governo federal”, disse Saraiva.
O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, e a secretária Especial de Assuntos Federativos, Juliana Carneiro, participaram da reunião de forma remota por meio da apresentação de um vídeo em que cumprimentaram os participantes e comentaram a importância da instalação do fórum no Amazonas. “É um encontro muito importante para trocar experiências, fazer articulações conjuntas e também compartilhar as demandas específicas do Estado do Amazonas, onde temos feito ações e investimentos muito fortes até mesmo por conta da situação emergencial da seca e também pelo Programa de Aceleração do Crescimento, seja na educação, na saúde, na infraestrutura, na cultura e em diversas outras áreas”, afirmou o ministro.
De acordo com informações repassadas pelos representantes da SEAF/SRI/PR, o Fórum Estadual de Gestores Federais busca implantar uma instância permanente de articulação e participação colegiada dos gestores federais nos respectivos Estados da Federação. A ideia é facilitar a troca de experiências e a implementação de políticas públicas alinhadas às diretrizes do governo federal e às necessidades locais, sempre com foco em boas práticas. “Estamos instalando o fórum de gestores e queremos manter essa relação constante entre os gestores federais que estão nos territórios e nós em Brasília. Então a formação dessa rede busca criar sinergias entre os vários gestores federais que atuam no Amazonas e potencializar a atuação dos órgãos federais no Estado”, destacou o assessor Rodrigo Favero.
A iniciativa foi elogiada pelos diversos gestores de órgãos federais que se fizeram presentes. Joel Araújo, superintendente do Ibama no Amazonas, afirmou acreditar que o Fórum pode ajudar a reforçar a capacidade de comunicação e divulgação das diversas ações dos órgãos federais. “É uma empolgação poder estar neste espaço com todos vocês. Somos adeptos desta iniciativa e vamos tentar ajudar da melhor maneira possível”, afirmou Araújo.
A superintendente regional do Banco do Brasil, Ana Maria Sperandio, complementou que o fórum pode vir a ser um espaço importante para discutir diversas ações em prol do desenvolvimento do Amazonas. “Ouvindo e interagindo com cada um de vocês, já estou tendo muitas ideias e acredito que vamos poder contribuir muito. Contem com o Banco do Brasil para isso”, afirmou.
Já o superintendente federal da Pesca e Aquicultura (SFPA-AM/MPA) do Amazonas, Algemiro Ferreira, disse que o espaço de articulação proporcionado pelo fórum pode contribuir, por exemplo, para o fortalecimento da cadeia da pesca e aquicultura no Estado, que é a segunda maior geradora de empregos no Amazonas, atrás apenas do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Quero parabenizar o governo pela instalação do fórum e dizer que ter uma estrutura dessas era meio maior desejo desde que assumi o cargo, em maio do ano passado. Poderemos assim criar uma rede de comunicação, debater as diversas ideias e gerar um conjunto de soluções para o progresso do Estado”, afirmou Ferreira.
Próxima reunião
Embora ainda não tenha data confirmada, a próxima reunião do Fórum de Gestores Federais do Estado do Amazonas terá possivelmente como pauta a socialização de informações sobre as ferramentas efetivas de comunicação social do governo federal que possam aprimorar a divulgação das ações dos órgãos. A apresentação deverá ser conduzida por profissionais da Assessoria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.
Leia também: Amazonas alcança US$ 1,24 bi na soma de importação e exportação no mês de setembro