A Suframa recebeu, nessa quarta-feira (28), a visita da coordenadora do Observatório de Turismo, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Márcia Raquel Guimarães. Além de agradecer pela participação no 7° Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), realizado em São Luís, no último mês de maio, ela aproveitou para apresentar as atividades desenvolvidas pelo Observatório de Turismo e entregar, à Autarquia, uma versão atualizada do Planejamento Estratégico para publicações no portal da instância na internet (https://observatoriodeturismo.uea.edu.br).
Márcia Guimarães foi recebida pelo superintendente adjunto Executivo da Autarquia, Luiz Frederico Aguiar, e a conversa teve como objetivo principal, reforçar a parceria institucional entre as duas organizações.
Luís Frederico confirmou o apoio da Suframa na organização da próxima edição do Encontro da RBOT em 2024, e destacou que a atuação institucional na área do turismo ganha relevância na atual administração da Autarquia, tendo à frente o superintendente Bosco Saraiva. “A UEA é uma grande parceira nossa, principalmente no que se refere a PD&I, e está inserida no processo de estímulo à diversificação da matriz econômica da região, em especial na área de abrangência da Suframa, que inclui os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Área de Livre Comércio Macapá-Santana, no Amapá”, ressaltou superintendente adjunto.
Sobre o encontro em São Luís, Márcia Guimarães, que também responde como diretora de relações institucionais da RBOT, destacou a importância da atuação da Rede do Observatório de Turismo da UEA, formada por Amazonastur, Sedecti-AM, SEC-AM, ManausCult, Fecomércio, Iphan, além da Suframa e UEA. “A participação de seus representantes no encontro nacional foi muito importante para a escolha de Manaus como sede da próxima edição do evento, prevista para ocorrer em maio de 2024”, informou.
Continuidade
Frederico Aguiar elogiou a atuação do Observatório e afirmou que a atual gestão dará continuidade ao trabalho desenvolvido, inclusive para manter a viabilização de novos módulos do curso sobre Matriz Insumo-Produto aplicada ao Turismo, realizado em parceria da Rede do Observatório com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), por intermédio da Suframa.