Já está disponível no site da Suframa o “Relatório Integrado de Gestão” relativo ao ano de 2024. O documento tem o objetivo de apresentar as principais atividades, resultados e avanços alcançados pela Autarquia ao longo do ano passado, evidenciando ações realizadas e desafios superados pela instituição no que tange à busca pela transparência, eficiência e contínuo desenvolvimento da Zona Franca de Manaus.
Entre os destaques apresentados pelo documento, pode-se mencionar a realização de Jornadas de Integração Regional nos estados da área de atuação da Suframa; o estreitamento de parcerias com o Banco da Amazônia, com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia e com Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação; a desconcentração de investimentos, em especial os de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação oriundos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus; a realização de uma nova edição do Fórum “ESG Amazônia: Desenvolvimento Sustentável na Indústria”; a aprovação, pelo Conselho de Administração da Suframa (CAS), de 150 projetos técnicos-econômicos de ampliação e implantação na Zona Franca de Manaus, nas áreas industriais, agropecuária e de serviços; a participação da Autarquia no Grupo de Trabalho de Processos Produtivos Básicos (PPB), que resultou na publicação 45 portarias interministeriais sobre a fixação, a alteração e a normatização de Processos Produtivos Básicos (PPB), sendo 5 relativos a novos produtos com produção exclusiva na ZFM.
Também é ressaltada a melhoria de procedimentos internos, a modernização de sistemas informatizados e o lançamento de manuais e de novas ferramentas para garantir a transparência, a conformidade e a confiabilidade nas operações desempenhadas pela Autarquia.
Outras ações mencionadas incluem a execução de 269.047 vistorias físicas e documentais, como forma de fiscalizar o ingresso de mercadorias na área incentivada da Zona Franca de Manaus; a capacitação de 317 servidores em diversas áreas; e o lançamento do Plano de Prevenção do Assédio e da discriminação e; a institucionalização do Programa de Combate ao Assédio e Promoção de Respeito no Ambiente de Trabalho da Zona Franca de Manaus.
“Este relatório é a peça principal da prestação de contas da gestão à sociedade e aos órgãos de Controle. Nele, constam as metas, os indicadores e os esforços enfrentados para o alcance dos resultados”, disse o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva. “Os diversos avanços alcançados em 2024 demonstram o compromisso da Suframa em promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia Ocidental e do Amapá. Estamos confiantes de que, com a continuidade dessas ações e o apoio de nossos parceiros, poderemos alcançar resultados ainda mais expressivos nos próximos anos”, reforçou.
O “Relatório Integrado de Gestão da Suframa – 2024” está disponível no site da Autarquia e pode ser acessado em duas áreas distintas: em “Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades”, no link https://www.gov.br/suframa/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas-projetos-acoes-obras-e-atividades/pat-e-rig; e pasta de 2024 da área de “Transparência e Prestação de Contas”, no link https://www.gov.br/suframa/pt-br/acesso-a-informacao/transparencia.
Leia também: Afeam divulga linha de financiamento para pessoas com deficiência