Representada pela coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional, substituta, Caroline Vital, a Suframa participou nesta terça-feira (3), por videoconferência, de reunião de alinhamento dos parceiros do programa “Castanheir@s”, o qual foi lançado em julho deste ano e propõe um modelo de desenvolvimento social, ambiental e econômico focado na cadeia produtiva da castanha-do-brasil na Reserva Extrativista (Resex) do Rio Cajari e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Iratapuru, no Sul do Amapá.
A reunião contou com a participação do colaborador das cooperativas e economista Fábio Teixeira, do diretor de Promoção do Desenvolvimento Sustentável da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Aharon Alcolumbre, e de representantes das aproximadamente 20 instituições públicas e privadas que apoiam o programa, entre as quais Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Governo do Estado do Acre.
Durante o evento, o economista Fábio Teixeira fez uma apresentação sobre o “Castanheir@s” e comentou os desafios presentes na cadeia produtiva da castanha-do-brasil, bem como ressaltou soluções pensadas para o fortalecimento do programa, que incluem a elaboração de um Protocolo de Intenções com vistas à sua formalização e institucionalização. Ele também destacou o apoio conferido pela Suframa à iniciativa. “A Suframa tem sido um parceiro de primeira ordem e contribuído imensamente no decorrer do processo de institucionalização e início das atividades operacionais do Castanheir@s”, afirmou Teixeira.
A coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, substituta, afirmou que a Autarquia segue à disposição para colaborar com as atividades operacionais do Castanhaheir@s. “A Suframa já conhece o teor do programa e, neste momento, estamos tentando viabilizar mais atores para participar. Estamos participando da reunião principalmente para ouvir as demandas e continuar colaborando”, ressaltou Vital.