Uma comitiva da Suframa visitou nesta quarta-feira (4) a sede da Arcoma da Amazônia, localizada no bairro Distrito Industrial II, zona Leste de Manaus. Com mais de 30 anos de atuação no Polo Industrial de Manaus (PIM), a Arcoma, de raízes amazonenses, é especializada na produção de elementos pré-fabricados de concreto e opera, atualmente, nos mercados dos Estados do Amazonas, Roraima e Pará.
A empresa iniciou as atividades no PIM em 1992, produzindo, principalmente, postes de concreto. Com o passar dos anos, o escopo de fornecimento de elementos pré-fabricados foi ampliado para produtos de infra e supra-estrutura de empreendimentos, tais como estacas e blocos armados de fundação, pilares, vigas, pórticos e caneletas para subestações. A partir de 2020, com novos investimentos em equipamentos e tecnologias, o processo produtivo da empresa passou a incluir também elementos pré-fabricados protendidos, que representam estruturas de concreto e aço que podem ser utilizadas em diferentes tipos de obras.
A fábrica da empresa opera em turno único e emprega, atualmente, cerca de 160 funcionários.
A comitiva da Suframa na visita foi composta pelo superintendente-adjunto Executivo, Frederico Aguiar; pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, pelo superintendente-adjunto de Administração, substituto, Gilvânio Paiva, e pelo gerente de projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE), Ozenas Maciel. Os servidores da Autarquia foram recebidos pelo diretor superintendente, Agostinho Freitas, pelo diretor Técnico, Mário Sérgio Lima, e pelo gerente de Operações, Marcello Costa.
De acordo com Freitas, a Arcoma é um exemplo de que empresários amazonenses podem se implantar no PIM e aproveitar os incentivos e oportunidades da região para fazer bons negócios. “É importante mostrar que a nossa terra tem incentivos que fazem a gente progredir, ganhar dinheiro. Se você tem uma boa ideia, nós podemos progredir aqui, mas isso ainda é pouco aproveitado pelos nossos empresários, que tradicionalmente focaram mais na área da Zona Franca, no comércio. Então é importante que as pessoas vejam que temos condições sim de investir na nossa indústria e crescer”, disse o CEO da empresa.
O superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, corroborou o depoimento do diretor da Arcoma e disse que é do interesse da Autarquia que mais empresários locais possam, futuramente, investir na indústria da Zona Franca de Manaus. “Tivemos uma grande satisfação de conhecer a Arcoma e saber que é uma empresa amazonense que produz, entre outras coisas, moldes para grandes empreendimentos locais. Então nós temos muitos empreendimentos na cidade e no estado de Roraima e do Pará que são feitos com estruturas de qualidade produzidas na Zona Franca de Manaus”, disse Aguiar.
Leia também: Em São Sebastião do Uatumã, Idam incentiva implantação da produção cafeeira