A Suframa foi uma das instituições convidadas a participar do evento de construção do Planejamento Estratégico de Inovação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O encontro, organizado pela Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (Agin) da UEA, aconteceu nesta segunda-feira (9), no Casarão de Inovação Cassina, e reuniu cerca de 60 representantes de diversas áreas, incluindo governo, empresas, academia e institutos de pesquisa.
O diretor da Agin, Antônio Mesquita, destacou a importância de promover uma mudança de cultura no ecossistema de inovação local, enfatizando o papel da UEA como facilitadora desse processo. “A UEA está servindo de uma grande ponte para trazer o conhecimento de todos vocês para plantar uma semente do planejamento estratégico da inovação. São nove áreas temáticas que nós vamos construir hoje esse planejamento estratégico”, disse. Mesquita ressaltou que essa colaboração abrange diversas áreas do conhecimento, essenciais para o desenvolvimento de uma política pública de inovação a ser apresentada ao Governo do Estado do Amazonas.
O superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, representou a Autarquia, destacando a importância do alinhamento estratégico entre a Suframa e as universidades na implementação da política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). “O PD&I da Suframa visa fortalecer o ecossistema de toda a Amazônia Ocidental e Amapá e a colaboração com as universidades é fundamental para garantir que os projetos de inovação atendam às demandas do mercado e gerem resultados sustentáveis para a região”, afirmou.
Vieira reforçou o compromisso da Suframa em apoiar as iniciativas desenvolvidas pelas universidades. “Tudo que sair desse encontro, a Suframa está de portas abertas para receber e contribuir com o que for necessário para que nosso instituto de Inovação consiga se tornar excelente, não só para o Brasil, mas para o mundo”, enfatizou.
Promoção
A UEA informou que tem atuado na promoção da inovação na Amazônia, impulsionando projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), atividades de capacitação e outras iniciativas. Em 2023, a universidade captou R$ 100 milhões para projetos inovadores, impactando a formação de milhares de jovens, além de investir também no aprimoramento profissional de seus docentes, fortalecendo uma base tecnológica ativa em suas unidades.
Foto: Divulgação