Cinco equipes se classificaram para o Torneio SESI de Robótica Etapa Nacional, que acontecerá em Brasília, em fevereiro de 2024. O resultado foi anunciado na noite de sábado, 18, no SESI Clube do Trabalhador no Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League (FLL), etapa regional. As classificadas foram as equipes da Escola SESI de Boa Vista (RR), SESI Macunaima, Estrela do Norte e SESI Coretech, da Escola SESI Padre Francisco Luppino de Parintins (AM), Lego Master, e do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), de Boa Vista (RR), I’Robot.
De acordo com o professor e técnico das equipes da escola SESI de Roraima, Denis Padilha, 44 anos, será o terceiro ano consecutivo em que a escola irá participar do Torneio SESI de Robótica Etapa Nacional, mas explica que a emoção a cada ano é diferente. “Às vezes, eu quero desistir, mas eles conseguem me alavancar e, com isso, trazer resultados maravilhosos para eles, que para mim é maravilhoso, fico feliz de ver a felicidade deles todos”, diz Padilha, que irá levar três escolas para o torneio nacional.
Para Ravi Barbosa Meira, 13 anos, da equipe SESI Coretech, a emoção pela classificação é muito grande, até porque foi o primeiro ano da equipe no Torneio SESI de Robótica. “No primeiro ano, a gente conseguir essa conquista é muito emocionante, no começo brigávamos, nos decepcionávamos, mas hoje a gente está chorando de alegria”, afirmou ele.
Competidor bi-campeão, com a equipe SESI Macunaima, o aluno João Victor Mandes, 13 anos, disse que a classificação é uma experiência inexplicável, e que essa será a sua segunda ida ao nacional. “A gente está muito feliz em conseguir essa classificação, está muito animado, não tem como explicar o sentimento. São muitos (sentimentos) ao mesmo tempo”, comenta o aluno.
A equipe Lego Master da Escola SESI Padre Francisco Luppino, 2ª classificada para o Torneio SESI de Robótica Etapa Nacional, já estava desanimada, pois não havia conseguido nenhuma premiação extra-oficial e quando veio a classificação seus membros ficaram enlouquecidos. Segundo o aluno Miguel Araújo, 13 anos, ele pensou que essa classificação não ia mais vir, pois pensou: como é que uma equipe que não se destacou em nada, ia ganhar para o nacional? Mas acabou se surpreendendo com a classificação.
O professor de educação física, Elyssandro Freitas, 45 anos, técnico da equipe Lego Master, disse que a preparação para o alcance dessa classificação foi bem árdua, pois passaram três meses direto em treinamento, às vezes havia muito cansaço chegando a adoecerem, pois ficavam trabalhando no projeto de manhã e de tarde e, às vezes, até a noite.
“A emoção é inexplicável, eles já estavam todos tristinhos, porque não sai nenhum um prêmio, e onde mais esperávamos ser premiados, que era com o projeto de inovação, acabamos não levando, mas quando saiu à colocação do segundo lugar, foi maravilhoso”, relata o técnico.
Como suplentes, mais cinco equipes foram classificadas, sendo elas:
Elétrons – Escola SESI Abrahão Sabbá (Itacoatiara – AM)
Robotizar – Escola SESI Abrahão Sabbá (Itacoatiara – AM)
Engenheiros do Açaí – Escola Manaus Tec (Manaus – AM)
A.S.I.M.O.V’.S – Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa (Manaus – AM)
Black and White – Escola SESI Dr. Francisco Garci (Manaus – AM)
Encantados – Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa (Manaus – AM)
Segue abaixo a classificação geral do Torneio SESI de Robótica Etapa Regional:
Prêmios extraoficiais
– Desafio do Robô
SESI Estrela do Norte (Boa Vista – RR)
– Parceria (Peers Award)
The Panthers (Manaus – AM)
Prêmios oficiais
– Técnico / mentor destaque
Ariadine, equipe Navegantes da Robótica (Manaus – AM);
Iran, equipe Alpha Robotics (Manaus – AM).
– Estrela iniciante
Navegantes da Robótica (Manaus – AM)
– Prêmio dos juízes
Inventors Squad (Manaus – AM)
Black and White (Manaus – AM)
– Prêmio Desempenho do Robô
3º finalista – Estrela do Norte (Boa Vista – RR);
2º finalista – Inventors Squad (Manaus – AM);
1º finalista – SESI Coretech (Boa Vista – Boa Vista – RR).
– Desafio do Robô
3º finalista – Fox Team (Manaus – AM);
2º finalista – Robotizar (Itacoatiara – AM);
1º finalista – Lego Creators (Boa Vista – AM).
– Projeto de inovação
3º finalista – A.S.I.M.O.V’.S (Manaus – AM);
2º finalista – Coretech (Boa Vista – Boa Vista – RR);
1º finalista – Elétrons (Itacoatiara – AM).
– Core Values
3º finalista – Encantados (Manaus – AM);
2º finalista – The Builders (Pimenta Bueno – RO);
1º finalista – Engenheiros do Açaí (Manaus – AM).
– Champions Award
3º finalista – SESI Estrela do Norte (Boa Vista – RR);
2º finalista – Lego Master (Manaus – AM);
1º finalista – SESI Macunaima (Boa Vista – RR).