Trinta e dois professores de oito escolas da Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura Municipal de Manaus recebem formação em metodologia de robótica educacional para uma formação continuada na Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa. A experiência é fruto da parceria entre o SESI – Departamento Nacional e Regional Amazonas com a indústria Ardagh Metal Packaging (AMP) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A iniciativa tem por objetivo a melhoria da educação pública básica em comunidades locais por meio de um conjunto de ações nas áreas de robótica, STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Educação de Jovens e Adultos, de maneira a proporcionar oportunidades de melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem em unidades escolares presentes em Manaus.
De acordo com o representante do Departamento Nacional do SESI e gerente do projeto Ardagh e SESI, Arman Yeltay, o projeto oferece 2,5 mil vagas em formação de professores em Robótica Educacional, 2,5 mil em cursos de curta duração em STEM e 450 em Programa de Pós-Graduação (lato sensu) em STEAM, por meio de parceria com a Universidade de Stanford, além de 360 vagas em cursos EJA para candidatos indicados pela AMP. “Estou muito entusiasmado, não me lembro de um projeto similar numa escala nacional. A proposta está sendo implementada não somente em Manaus, mas também em outros municípios, a saber, Jacareí, em São Paulo e Lagoinhas na Bahia”, informa o gerente.
O gerente de Tecnologia Educacional da Semed, Austônio dos Santos, explica que a formação terá duração de quatro dias, com início em março, nos dias 21 e 22, e conclusão nos dias 4 e 5 de abril. Os professores da Prefeitura vão participar em tempo integral, aprendendo primeiramente sobre a Robótica Educacional, dentro da metodologia STEAM. “Esses professores junto com os coordenadores do nosso Centro de Tecnologias Educacionais, lá nas escolas, vão levar o que aprenderem e trabalhar com o kit de robótica na escola junto com os nossos alunos”, explica Santos.
Segundo o professor do SESI, um dos responsáveis pelo ensino da metodologia de robótica educacional, Nicanor Antunes, haverá oito módulos de ensino, sendo estes:
Abordagem STEAM, metodologia e diretrizes da robótica educacional e objetivos de aprendizagem componentes eletrônicos e introdução à programação;
Construções de modelos robóticos – 3°ano;
Construções de modelos robóticos – 4° ano;
Construções de modelos robóticos – 5º ano;
Programação avançada;
Robô educador e introdução ao seguidor de linha;
Programação avançada II e fechamento da formação.
Leia também: FIEAM destaca iniciativa pelo crescimento da bioeconomia