Em comemoração ao Dia das Mães (12), o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), do bairro Aparecida, ofereceu às mães frequentadoras do local uma programação voltada à saúde e ao bem-estar. O Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) participou do evento, na manhã de hoje (8), por meio do SESISAÚDE, que levou os serviços de aferição de pressão e glicemia, orientação nutricional com avaliação de bioimpedância, avaliação odontológica e consultas em clínica geral.
A nutricionista do SESISAÚDE, Yara Azevedo, atendeu no Ceci com o exame de bioimpedância, que avaliou a massa muscular e massa de gordura das frequentadoras. Segundo a nutricionista, o exame observa se há prevalência de massa de gordura ou de massa muscular.
Quanto aos hábitos alimentares, a nutricionista observou que, de acordo com os relatos de alguns participantes do evento, ainda há uma prevalência no consumo de carboidratos e baixa ingestão de proteína, o que evidencia os resultados obtidos na bioimpedância.
“Temos que levar em consideração também que cada um tem suas limitações e particularidades em relação à saúde, o que faz com que algumas atividades físicas sejam restritas, o que acaba fazendo com que a perda de gordura seja um pouco mais lenta”, frisa Azevedo.
Segundo o orientador de enfermagem do SESISAÚDE, Leonardo Santana, os resultados obtidos com a aferição de pressão e medição de glicose mostraram que as pacientes cuidam muito da saúde, evitando doenças como diabetes e pressão alta.
“Foi perfeito, pois como eles já fazem acompanhamento médico e cuidam da saúde, realizando atividades físicas, observamos que não houve muita alteração na normalidade dos resultados, todos, além da saúde física, também cuidam muito da saúde mental”, disse Santana.
A saúde mental é um cuidado essencial, que todos devem ter, disse a mãe de sete filhos, avó de 23 netos e bisavó de 11, a aposentada Dorvalina Nunes da Silva, 76 anos, que vai começar um curso de informática básica no Ceci, pois disse que gosta de movimentar a mente, sempre.
A idosa foi atendida pelos profissionais do SESI que alertaram que sua glicemia estava um pouco acima do normal, sendo em seguida encaminhada para consulta com a médica clínica geral Luana Brito, também a serviço do SESISAÚDE.
“Fiquei um pouco assustada com o resultado, mas como tomei café duas vezes, deve ter influenciado no resultado”, disse Silva. A mãe disse ter amado a programação dedicada ao Dia das Mães e que estava agradecida pela oportunidade de verificar como está a sua saúde.
De acordo com a gerente dos Centros Estaduais de Convivência da Família, Rita Abecassis, a parte mais importante de uma ação como essa é poder contar com a parceria de instituições como o SESI e secretarias, e oferecer esse momento para as mães. “Espero que a gente consiga proporcionar bem-estar, lazer e felicidade para essas mães. Queremos que elas se sintam importantes”, disse Abecassis.
Unidade móvel de odontologia do SESISAÚDE
A unidade móvel de odontologia também se fez presente na ação, com serviços odontológicos pela dentista Hellen Maria Gomes, que realizou as avaliações, criteriosamente, encaminhando os pacientes aos profissionais do SESISAÚDE, de acordo com a especialidade adequada com o problema identificado.
“A minha experiência com a dentista foi muito boa. Ela foi atenciosa, supersimpática, muito segura no que fala, com diagnósticos precisos, sinceros. Só tenho a dizer que o atendimento foi 100%”, disse a paciente Maria Luiza Lima.
Leia também: Projetos do ‘Nosso Centro’ é apresentado à equipe de Pernambuco