Pensando em retomar os estudos para concluir o ensino fundamental ou ensino médio? O Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) está ofertando duas mil vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As vagas são destinadas a trabalhadores da indústria, seus dependentes e à comunidade em geral. As aulas da EJA do SESI ocorrem 80% no formato online e 20% no presencial no SESI Escola de Referência Dra. Emina B. Mustafa, na Avenida Cosme Ferreira, 3295, São José 1, zona Leste.
A universitária Liliane Ambrósio da Silva, 49, confirma a importância da EJA em sua vida. Aos 14 anos, a estudante precisou interromper os estudos, quando engravidou de Samara, a primeira filha. Três anos depois tornou-se mãe de Leandro, irmão da caçula, Milena Louise, e passou a enfrentar uma série de dificuldades sociais e financeiras.
“Eu parei na 5ª série (do ensino fundamental) porque a vida me levou para outro caminho. Tive minha primeira filha muito nova, morava na casa de uma senhora na Colônia, e depois fui trabalhar em casas de família para sustentar meus filhos. Sempre tive vontade de estudar, mas nunca dava certo”, conta Liliane.
Em 2023, durante uma pausa no trabalho de diarista, viu no Facebook uma publicação sobre a EJA do SESI. “Mostrei para o meu patrão e ele disse que era verdade: era gratuito. Ele mesmo fez minha inscrição. Aí fui atrás da documentação e comecei tudo de novo. Dessa vez, eu não desisti”, ressaltou.
Com incentivo dos professores e apoio da família, Liliane concluiu o ensino médio no início deste ano e deu o próximo passo: ingressou no curso de Nutrição na Faculdade Estácio de Sá, com bolsa de 60%. “Escolhi Nutrição porque amo cozinhar, amo cuidar, amo saúde. Nutrição é uma vida melhor. Não está sendo fácil, mas eu não vou desistir. Meu sonho é me formar nutricionista e atuar nessa área que eu amo”, afirma.
Como se matricular na EJA do SESI
Os interessados devem apresentar os seguintes documentos:
• 01 foto 3×4
• Transferência ou histórico escolar
• Cópias do RG e CPF
• Cópia da carteira de trabalho (identificação e folha de contratos)
• Comprovante de residência atualizado
• E-mail válido e número de WhatsApp
• Cópia do comprovante de recebimento de auxílio do governo (se houver)
As aulas presenciais ocorrem no SESI Escola de Referência Dra. Emina Barbosa Mustafa, localizada na Alameda Cosme Ferreira, 3295, São José 1, ao lado do SESI Clube do Trabalhador.
Mais informações estão disponíveis pelo Contact Center: (92) 3182-9925.
Leia também: Brasil e China compartilham compromisso com a transição energética