A indústria conta com os Institutos SENAI de Inovação (ISI) para fortalecer a sua área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Atualmente somam 28 unidades no país e, conforme o programa da Confederação Nacional da Indústria para os Institutos de Inovação, a Microeletrônica é uma área exclusiva do SENAI Amazonas, com abrangência nacional. O diretor Élvio Dutra apresentou a instituição aos discentes do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (Caepe) 2024, da Escola Superior de Guerra (ESG).
De acordo com o palestrante, o ISI-ME destaca-se por possuir competências únicas e complementares, que são orientadas pelas demandas das indústrias, responsável também por fomentar a cooperação entre pesquisadores e empreendedores.
“A nossa missão é solucionar problemas da indústria nacional, criando soluções inovadoras baseadas em processos de microeletrônica para componentes e sensores. Logo, existem indústrias semicondutoras que fabricam microchip, e a microeletrônica é você usar esse microchip ou outros para produzir produtos”, explica o diretor, ao citar um sistema de monitoramento de plantas térmicas, construído poucos dias atrás, com toda a programação realizada pelo Instituto.
Na oportunidade, o secretário da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, abordou o contexto histórico da Zona Franca de Manaus (ZFM) e sua relevância como um dos pilares fundamentais para a preservação da floresta amazônica e o desenvolvimento sustentável da região. Da mesma forma, o superintendente adjunto da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, na ocasião, expôs o perfil da indústria na Amazônia e seus desafios, assim como, as perspectivas do desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Presentes também estavam o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Igrejas, e o chefe de Departamento Diversificação Econômica, Sandro Amazonas. O evento reuniu oficiais-generais e oficiais superiores das forças armadas, forças auxiliares e de nações amigas e civis indicados por instituições convidadas. O Caepe da ESG é responsável por capacitar para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial na área de Defesa Nacional.
Foto: Divulgação