Nesta terça-feira, 28 de março, a partir das 9h, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) inicia o seminário “Mulheres da Floresta”, com 80 participantes, um evento que visa fortalecer o protagonismo feminino em territórios da região amazônica, incluindo em Unidades de Conservação (UCs), Terras Indígenas (TIs) e Comunidades Quilombolas Remanescentes.
O evento será quinta-feira, dia 30 de março, na sede da instituição, localizada na Rua Álvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus. A expectativa é reunir mulheres amazônidas, incluindo membros de organizações comunitárias empreendedoras, pesquisadoras, ativistas e especialistas de centros urbanos.
Na terça-feira (28), o seminário começa com uma rodas de conversa sobre os desafios e vantagens de ser mulher nos territórios amazônicos, o papel das políticas públicas para mulheres da floresta, atuação das mulheres da FAS, as mulheres nos movimentos sociais, importância na gestão de negócios, autoestima e autoimagem.
Na quarta (29), formas de violência, segurança alimentar das populações, cuidados com o corpo e mudanças climáticas serão alguns dos temas tratados. De tarde, a programação segue com o levantamento, elaboração e socialização de propostas para o “Manifesto das Mulheres da Floresta”.
Já na quinta-feira, 30 de março, terá debates sobre educação, empreendedorismo, impacto socioambiental, protagonismo feminino e política nacional. O encerramento acontecerá com a entrega e envio do documento “Manifesto das Mulheres da Floresta” para representantes políticos do Amazonas e do país.