A Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, instalou uma estação solar na entrada da Fábrica do Papai Noel, localizada no Palácio da Justiça, centro de Manaus. A ação faz parte da programação do ‘O Mundo Encantado do Natal’.
A estrutura conta com seis placas solares que geram 9.375 watts por hora, que alimentam toda a iluminação da estação e as 16 tomadas de carregamento para celulares, com autonomia de 6 horas e capacidade de carregar até 600 aparelhos. Isso ignifica uma redução de emissão de 3,6 quilos de gás carbônico (Dióxido de carbono – CO2).
O Secretário da Semig, Ronney Peixoto, diz que a instalação de placas solares em eventos populares, começou no festival de Parintins deste ano e faz parte das ações de promoção da transição energética no estado. “Nosso projeto-piloto foi o festival, que foi bem-sucedido, e decidimos ampliar para mais eventos e ações do governo. Essa é uma das diretrizes do governador Wilson Lima, promover a transição energética”.
A estimativa de público para a Fábrica do Papai Noel é de 2 mil visitantes, com 12 sessões por dia, até 23 de dezembro. A visita é por agendamento pelo aplicativo ou site (cultura.am.gov.br).
Leia também: Mercosul e União Europeia fecham acordo após 25 anos de negociações