A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) avança na ampliação da disponibilização de Dados Abertos no Amazonas ao certificar 17 profissionais capacitados no tema. Nesta segunda-feira (17/02), a secretaria entregou os certificados do primeiro módulo do curso realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), contribuindo para a formação de especialistas que irão fortalecer a transparência e a inovação na gestão pública.
A solenidade contou com a presença do titular da pasta, Serafim Corrêa, todos os secretários executivos da secretaria, os bolsistas do grupo de Acordo de Cooperação Técnica com apoio da Fapeam e membros do Grupo Técnico de Trabalho da Sedecti. Durante o evento, foram destacados os avanços proporcionados pelo curso e a relevância da iniciativa para fortalecer a cultura da transparência e do uso estratégico de dados públicos.
O secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, ressaltou a importância da qualificação para aprimorar as ações da secretaria. “Capacitar nossos servidores e colaboradores em Dados Abertos é essencial para modernizar a gestão e garantir que as informações estejam disponíveis para a sociedade de forma acessível e confiável”, afirmou.
A secretária-executiva de Planejamento, Sônia Gomes, ressaltou a importância da capacitação e da metodologia aplicada, destacando que a certificação foi entregue aos participantes do primeiro módulo de uma trilha de formação em Dados Abertos. Essa trilha foi desenvolvida pelos bolsistas da secretaria por meio de um acordo com a Fapeam.
“Foram utilizadas duas metodologias. A primeira, chamada cinco estrelas, foi adaptada pelos nossos bolsistas para a realidade da Sedecti e, no futuro, com o apoio da Fapeam, pretendemos ampliá-la para outros órgãos do Estado. A segunda é a metodologia de maturidade de dados, adotada pelo Governo Federal e que em breve será implementada para fortalecer a capacitação nessa área. Com essas abordagens, conseguimos avaliar nossa posição dentro da Sedecti em relação à transparência e ao uso de Dados Abertos”, explicou.
Para a coordenadora do Acordo de Cooperação Técnica e gerente da secretaria, Natacha Sousa, a experiência foi enriquecedora. “O tema Dados Abertos é amplo e vasto, tornando essencial um direcionamento claro sobre o que se busca e onde se pretende chegar. O curso ministrado na Sedecti foi o pontapé inicial para a disseminação do assunto, permitindo que compreendêssemos os principais fundamentos sobre Dados Abertos”, destacou.
Os próximos passos incluem a realização de novos módulos, e cada membro do grupo de trabalho será responsável por divulgar a iniciativa para engajar mais pessoas.
Leia também: Dívidas de estados e municípios pagas pela União somam R$ 556 milhões