Os secretários de meio ambiente da Amazônia e membros da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF-TF) se reuniram nesta quarta-feira (08/11) no 26º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que este ano acontece no Amazonas. A reunião discutiu ações em conjunto, como fortalecimento de programas de cadeias produtivas na Amazônia e agenda para a COP28, marcada para o próximo mês em Dubai.
O evento contou com a participação do secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, que destacou o fórum como uma oportunidade para fortalecer a agenda ambiental dos estados da Amazônia.
“Os secretários de meio ambiente estão muito unidos do ponto de vista de entender, efetivamente, quais são os problemas, mas tudo isso envolve, em especial, uma agenda de desenvolvimento social, que possa gerar uma economia cada vez mais compatível com a floresta em pé, mas que ao mesmo tempo possa ter um impacto positivo na vida das pessoas,” afirmou Taveira.
A co-diretora do GCF Task Force, Colleen Lyons, destacou o trabalho da força-tarefa que atualmente conta com mais de 40 países envolvidos com o objetivo de cooperar em assuntos relacionados à política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa.
“A coisa mais importante é como a gente pode unificar nossas mensagens, que às vezes são diversas, e como a gente pode promover desenvolvimento sustentável, avançar a liderança subnacional através dos seus governadores e secretários, chamando mais parceiros para essa agenda e como a gente pode realmente representar as realidades da Amazônia”, afirmou Colleen.
O secretário de meio ambiente do Pará, Mauro O’De Almeida, enfatizou a construção de uma agenda comum para a integração de todos os estados da região e colaboração para enfrentamento das mudanças climáticas.
“É necessário que a gente tenha esse espírito colaborativo e cooperativo entre os estados para que possa fazer combate a queimadas e desmatamento, que não é só um problema de comando e controle, não é só um desafio para fiscalização. É um desafio também cultural”, disse Mauro.
O evento continua nesta quinta-feira (09/11) e sexta-feira (10/11) no Centro de Convenções Vasco
Sobre o Fórum
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que possui personalidade jurídica desde 2019, é uma iniciativa conjunta dos governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal para criar e impulsionar o desenvolvimento sustentável com base em políticas e estratégias comuns. Entre os temas em debate estão Agricultura, Meio Ambiente, Segurança Pública e Fazenda.
O evento reúne governadores e representantes dos Estados do Amapá, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará, Rondônia e do Maranhão.