O Programa de Certificação em Gestão, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AM) e Sebrae Amazonas, certificou na última quinta-feira, 12, a primeira turma de micro e pequenas empresas em Manaus. Sete organizações validaram avanços na maturidade de gestão: “Requinte Pães e Tortas”, “Agregamais Eco Amazonya”, “Panificadora Alice”, “Brioche Casa de Delícias”, “Tony Pan”, “Panificadora e Confeita ria Rio Negro Pães” e “Conveniência e Oficina New Mecânica”.
A entrega dos certificados ocorreu na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), com a presença do vice-presidente da FIEAM e diretor regional do IEL Amazonas, Nelson Azevedo, superintendente do IEL/AM, Andrea Guerra, diretora executiva Ananda Carvalho e da diretora técnica do Sebrae, Lamisse Cavalcante.
O programa foi criado para elevar a maturidade em gestão das micro e pequenas empresas (MPEs), capacitando-as para serem mais competitivas.
Durante nove meses, as empresas passaram por consultorias e capacitações com foco em Gestão da Qualidade, Gestão Contábil, Tributária e Trabalhista, estruturando processos e fortalecendo políticas gerenciais. Foram realizadas cinco oficinas, com cerca de 45 participantes cada, consolidando o aprendizado e promovendo o crescimento organizacional.
Depoimentos destacam a transformação
Durante o evento, empresários compartilharam a transformação vivenciada em suas empresas após a participação no programa, como Leandro Vasconcelos, da Panificadora e Confeitaria Rio Negro Pães e Conveniência, que destacou a adesão ao programa foi essencial para organizar processos que antes estavam apenas no “achismo”. “Muitas coisas já fazíamos, mas nada era documentado. Hoje, com a equipe engajada, evoluímos e temos certeza de que crescemos juntos”, disse ele.
Para Jordânia Vasconcelos, proprietária da Oficina New Mecânica, o programa trouxe clareza sobre os processos internos da empresa. “Percebemos que estávamos no caminho certo, mas faltava ajustar e documentar o que fazíamos. Agora temos certeza de que estamos preparados para crescer”, enfatizou.
Jane Leão, da AgregaMais, startup do setor agrícola, revelou que o programa reforçou a importância do conhecimento no momento certo: “Mesmo sendo uma empresa pequena, conseguimos organizar nossos processos e atender as demandas com qualidade. Fizemos com o que tínhamos e vimos o resultado acontecer”, afirmou.
Parceria IEL e Sebrae
A diretora do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho, reforçou o impacto positivo do programa ao promover o crescimento das empresas e a geração de emprego e renda. “As MPEs são responsáveis por 94% das empresas brasileiras e mais de 70% dos empregos gerados. Esta certificação é um diferencial estratégico no mercado competitivo atual”.
O diretor do IEL Amazonas, Nelson Azevedo, defendeu a importância da propagação da experiência. “Conhecimento não compartilhado é conhecimento inútil”, disse, ao incentivar os empresários a multiplicarem o aprendizado adquirido.
Leia também: CAS aprova investimentos e celebra manutenção da competitividade da ZFM