As startups do Amazonas e de todo o país têm até o dia 14 de maio para se inscrever, gratuitamente, na edição 2023 do programa Capital Empreendedor, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa visa conectar os negócios inovadores com o mercado, por meio de capacitação de qualidade e networking com investidores e parceiros. Esta é a 6ª edição do programa que busca contribuir para a inclusão e sustentabilidade de startups brasileiras, atendendo às diretrizes do Sistema Sebrae.
O Capital Empreendedor é composto por etapas que ajudarão os empreendedores a identificar o estágio atual de sua startup e que trarão insights poderosos para o seu crescimento.
Os objetivos do programa são orientar e capacitar startups para se aproximarem e negociarem com investidores de risco.
Para tanto, o Capital Empreendedor é dividido em etapas que permitem aos participantes entender a dinâmica do investimento de risco, ampliar seu networking, identificar o modelo de investimento mais adequado para o momento de sua startup, aproximar e negociar com investidores de todos os estágios do capital.
O diretor executivo da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Murilo Monteiro, afirma que “toda atividade voltada a apoiar e fortalecer as empresas de base tecnológica, especialmente as nascentes, são fundamentais para consolidar as iniciativas baseadas em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), um segmento que vem numa curva ascendente de empregabilidade, produtividade e retorno social”.
Monteiro reforça que “programas como este do Sebrae colaboram para um aperfeiçoamento ainda maior dos atores do ecossistema de inovação, como o de Manaus, e contribuem para a atração de investimentos nesta área que apresenta uma demanda muito grande por profissionais qualificados, ágeis e determinados, assim como oferecem uma variedade de soluções, produtos e serviços que atendem a diferentes demandas industriais e empresariais”.
Histórico
Desde a 1ª edição do Capital Empreendedor, quase 1100 empresas de todo o país foram capacitadas, o que representa mais de 16 mil horas de capacitação por meio de workshops, oficinas e mentorias, das quais mais de 20o empresas foram investidas, com recursos de mercado somados na ordem de R$ 242,4 milhões.
Na edição de 2023, serão selecionadas 450 startups que possuam como valores norteadores a inovação, inclusão e sustentabilidade, bem como estejam enquadradas no estágio de operação e tração, que tenham CNPJ válido e estejam faturando.
“É importante que as startups estejam enquadradas nestes requisitos, pois as etapas do programa foram construídas de forma a atender à realidade do mercado”, destaca Miza Arruda, gestora do projeto no Sebrae-AM.
Além disso, “a importância da participação dos empreendedores das startups no programa é que eles passem a entender melhor seu negócio e, com o entendimento dos tipos de investimentos, ter uma avaliação real de como negociar e se é de fato o momento para buscar investimento”, complementa a gestora.
As etapas incluem um workshop de pitch, com dicas práticas sobre problemas, públicos-alvo, soluções e modelos de receita, dentre outros; workshop de preparação para investimentos, com aproximação com os players do ecossistema de capital de risco nacional e local, por exemplo; mentorias e circuito de investimentos.
“A vivência de mercado, os desafios de interagir com os players dos ecossistemas local, nacional e internacional e como gerar negócios são pontos fundamentais para quem quer se destacar no cenário de tecnologia. Se preparar da melhor forma é garantir que você não seja mais um no mercado atual”, complementa Murilo Monteiro.
Leia também: “Propagação Artificial do Tambaqui”