Estão abertas as inscrições para a 31ª edição do Prêmio Jovem Cientista, iniciativa que busca reconhecer talentos e incentivar a pesquisa entre estudantes e jovens pesquisadores brasileiros. Neste ano, o tema escolhido convida os participantes a desenvolverem soluções sustentáveis para enfrentar um dos maiores desafios da atualidade: “Resposta à Mudança Climática: ciência, tecnologia e inovação como aliadas”.
O objetivo da premiação é valorizar o protagonismo dos jovens na ciência, promovendo a pesquisa por meio de diferentes abordagens e áreas do conhecimento. As inscrições podem ser realizadas até 31 de julho de 2025, nas seguintes categorias:
Mestre e Doutor
Estudante do Ensino Superior
Estudante do Ensino Médio
Mérito Institucional
Mérito Científico
Para mais detalhes e inscrições, basta acessar o site oficial do prêmio.
Tradição e inovação a serviço do futuro
Realizado há mais de 40 anos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho, apoio de mídia da Editora Globo e do Canal Futura, e patrocínio da Shell. Ao longo de sua história, a iniciativa tem destacado temas estratégicos para o avanço científico e tecnológico do Brasil, sempre alinhados às prioridades de políticas públicas nacionais.
As pesquisas premiadas são reconhecidas como motores de inovação para enfrentar desafios sociais, econômicos e ambientais do país.
Diante da crescente emergência climática evidenciada por eventos extremos como enchentes e secas que têm afetado diversas regiões brasileiras, a edição de 2025 propõe uma reflexão profunda sobre os impactos sociais das mudanças no clima. O prêmio pretende estimular o desenvolvimento de produtos sustentáveis, estratégias de adaptação e resiliência e soluções inovadoras para a agricultura.
Para jovens pesquisadores que desejam transformar conhecimento em ações concretas para um futuro mais sustentável, esta é uma oportunidade de destaque.
Leia também: Ipaam conclui Mutirão do CAR em Presidente Figueiredo