Já pensou em comprar um produto e receber de “troco” uma árvore para reflorestar a Amazônia? Essa foi a ideia que fez com que Antônio Amaury Cerqueira, formado em Contabilidade e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, criasse a Treeback Tecnologia Ambiental.
Preocupado com a degradação do meio ambiente, o empreendedor colocou em prática seus conhecimentos para criar uma plataforma que ajudasse a diminuir o impacto ambiental causado pelo desmatamento na Floresta Amazônica.
“Há dois anos eu tive essa ideia, mas tive dificuldade de operacionalizar e transformar isso em negócio. Somente em 2022 eu conheci o Inova Amazônia, e tudo mudou”, explica Antônio.
Por meio de um compartilhamento em um grupo do qual participava, o empreendedor recebeu a informação sobre a abertura do edital para o Projeto Inova Amazônia e não perdeu tempo: inscreveu-se e, algum tempo depois, foi informado de que havia sido selecionado para desenvolver seu negócio com apoio do Sebrae.
“Com as mentorias, workshops e meetups realizados pelo Sebrae através do Inova Amazônia, foi possível traçar metas e planejar nosso negócio de forma adequada e com amplo conhecimento de mercado”, comenta o empresário.Com mais de 30 grandes marcas parceiras, atualmente a plataforma possibilita que o usuário entre no site preferido para fazer a compra e transforme o cashback da sua compra em árvores a serem plantadas. Para toda compra acima de R$ 50 reais, a comissão de marketing por indicação se transforma em até cinco árvores a serem plantadas em áreas desmatadas da Floresta Amazônica. O cliente ainda poderá rastrear e acompanhar o crescimento de sua árvore em tempo real pela plataforma.
Ademais, essa ação ainda beneficia a população. “Além de ajudar o planeta, nós contratamos mão de obra local para realizar o plantio das mudas nativas frutíferas. Assim geramos emprego e renda para a região e ajudamos a bioeconomia”, conta o empresário.
Esse comportamento empreendedor de Antônio possibilitou que qualquer pessoa do mundo pudesse contribuir facilmente para o reflorestamento da Amazônia simplesmente fazendo suas compras online, sem custos adicionais.
Para o futuro, Antônio almeja ampliar o alcance da empresa. “Temos planos de internacionalização da Treeback, e sei que é possível. Saímos de uma simples ideia para uma startup com vendas crescentes e recorrentes em apenas seis meses”, celebra.