Pelo menos 15 mil mudas vão ser plantadas em Manaus no ano de 2025, segundo a projeção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima).
Um termo de compromisso assinado nessa segunda-feira estabelece a expansão para 50 logradouros da cidade, incluindo corredores viários, parques, praças, áreas verdes e áreas de preservação permanente.
A ação faz parte do Programa de Arborização e Conservação Florestal (Manaus Verde), apresentado pela Semmasclima, o secretário da pasta, Fransuá Matos, afirma que além das ações, um programa de educação ambiental já é desenvolvido em escolas.
De 2021 a 2024, cerca de 23 mil mudas foram plantadas, no mesmo período, 261.339 foram doadas à população em 213 ações, contemplando um bairro e zona distinta da cidade, a cada semana, no Centro de Produção de Mudas, foram produzidas mais de meio milhão de unidades, nos últimos 4 anos.
Para o geógrafo Carlos Durigan, ações como essas e outras de manutenção e preservação podem ser desenvolvidas em Manaus para melhorar índice de arborização, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, registram Manaus como a cidade com o menor índice de arborização do país.
Os números de 2010, apesar de antigos, ainda ilustram um cenário negativo para a capital, outro estudo recente do MapBiomas indica que Manaus é a capital com maior arborização entre as capitais da Amazônia. No entanto, a área de vegetação urbana entre biomas da capital fica abaixo de Rio de Janeiro, na Mata Atlântica, e Brasília, no Cerrado.
Leia também: Fecomércio-AM recomenda antecipar compras devido à seca de 2025