A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), celebraram parceria, na terça-feira (12), assinando um termo de cooperação técnica para qualificar indígenas e fomentar a inclusão social por meio da oferta de cursos estratégicos de qualificação profissional.
Sinésio Trovão, diretor-presidente da Fepiam, enfatizou a relevância dessa parceria para o avanço dos indígenas. “Temos como prioridade, em parceria com o Cetam, oferecer cursos que abrem portas para o mercado de trabalho, proporcionando renda e empregabilidade às comunidades indígenas”, disse Trovão durante a cerimônia de assinatura.
A Fepiam atenderá as necessidades específicas das comunidades indígenas, utilizando informações detalhadas sobre as demandas locais para orientar os cursos a serem oferecidos pelo Cetam. A intenção é proporcionar oportunidades que estejam alinhadas com as características e potencialidades de cada grupo étnico.
“A parceria visa não apenas a transmissão de conhecimento, mas também o fortalecimento da autonomia e da capacidade empreendedora dos povos indígenas, consolidando, assim, um caminho rumo à inclusão social e econômica”, avaliou o diretor-técnico da Fepiam, Joabe Leonam.
As atividades de cursos profissionalizantes, de acordo com as necessidades das comunidades indígenas, estão previstas para iniciar durante o início de 2024, gerando oportunidade de trabalho, renda e empregabilidade aos povos tradicionais.