Um marco na mobilidade sustentável chegou à capital amazônica com a apresentação de um ônibus elétrico totalmente nacional, que começará a circular pelas ruas de Manaus. Este veículo de 12,1 metros é um exemplo brilhante da inovação brasileira, combinando a tecnologia de tração elétrica da Eletra, a excelência em carrocerias da Caio, os motores e baterias elétricos da WEG e o chassi da Mercedes-Benz, fabricado em São Bernardo do Campo (SP).
O prefeito de Manaus, David Almeida, revelou esse avanço revolucionário na mobilidade urbana durante uma cerimônia na Mardisa Veículos, que contou com a presença de representantes da Eletra, da operadora Integração e outras autoridades. Este ônibus elétrico, com capacidade para 70 passageiros, oferece comodidades modernas, como ar-condicionado, wi-fi e tomadas para recarga de dispositivos móveis, enquanto elimina emissões de poluentes e minimiza o ruído. Sua autonomia de até 250 km e velocidade máxima de 60 km/h o tornam ideal para as ruas do Centro de Manaus, onde inicialmente operará na linha 616 – UFAM (Universidade Federal do Amazonas) / Terminal 2 – Centro.
Uma característica notável deste ônibus é o INbus, um dispositivo que permite que os passageiros visualizem a lotação em tempo real, garantindo uma experiência de viagem mais confortável e eficiente.
A Eletra orgulhosamente oferece uma linha completa de ônibus elétricos fabricados no Brasil, projetados para atender às diversas necessidades das cidades brasileiras e latino-americanas. Lançada em 2022, esta linha é o resultado de parcerias estratégicas entre a Eletra e líderes em transporte público sustentável no Brasil.
Os modelos incluem:
- Ônibus elétrico de 10 metros (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).
- Ônibus elétrico de 12,1 metros (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).
- Ônibus elétrico de 12,5 metros (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).
- Ônibus elétrico de 12,8 metros (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).
- Ônibus elétrico de 15 metros (chassi Scania, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).
- Ônibus articulado de 21,5 metros (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).
Além disso, a Eletra desenvolveu o e-Trol, um ônibus elétrico projetado para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com um inovador sistema de catenárias para recarga de baterias durante o trajeto e ampla autonomia independente da rede aérea.
A produção desses ônibus elétricos ocorre em uma moderna fábrica com 27 mil m² na Via Anchieta, São Bernardo do Campo, um símbolo do desenvolvimento industrial da Grande São Paulo. A empresa tem capacidade para produzir até 150 ônibus elétricos por mês, com planos de expandir essa capacidade conforme a demanda cresce.
Milena Braga, CEO da Eletra, expressou a ambição da empresa em se tornar a principal montadora de ônibus elétricos do Brasil, com tecnologia inteiramente nacional.
A Eletra, uma empresa 100% brasileira, é líder em tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas elétricos para transporte de passageiros e carga. Sua jornada de inovação começou em 1999 e inclui uma série de marcos na evolução da mobilidade elétrica no Brasil, culminando na emocionante revelação do ônibus elétrico de Manaus em 2023.