O presidente da United Earth, Marcus Nobel, descendente do criador do Prêmio Nobel Verde, vai estar em Manaus nesta segunda-feira (27), para participar do Prêmio United Earth Amazônia, como parte das comemorações de aniversário de 353 anos da cidade. O Prêmio tem por objetivo promover globalmente o melhor de Manaus, da Amazônia e do Brasil nos segmentos da Arte, Música e iniciativas de ESG (Environmental; Social; Governance), com comprovada relevância e efetividade no suporte à sustentabilidade da floresta e seus habitantes.
Os classificados no Prêmio United Earth Amazônia receberão um troféu no formato de uma esfera com seis lados, relacionados com os valores da United Earth, cada um deles representando o homem com seus braços, conectando com a fauna, flora, ar, água, recursos naturais, e com toda a humanidade, integrados e entrelaçados em uma única peça. Para essa primeira edição, a premiação está prevista para acontecer no dia 27 de março de 2023, no Teatro Amazonas, no centro da cidade.
Trajetória
Rubenson Chaves Representante institucional da LCTM BrandBuilder e da United Earth na Amazônia, nasceu no interior do Pará, em Santarém. Vivenciou as realidades da Amazônia até os 17 anos, após essa fase se mudou para Manaus, onde teve oportunidade de trabalhar no interior do amazonas, em Coari, junto com a província de petróleo.
Aos 26 anos foi para o exterior para ser executivo de uma multinacional, e passou a conhecer o mundo, viajando pelos Estados Unidos, Europa, Ásia, América Latina, essas experiências segundo Rubenson, trouxeram uma conexão muito forte com a Amazônia, “sempre tive um vinculo com Manaus, meus pais moram aqui, minhas filhas nasceram em Manaus, e apesar de viajar o mundo todo, minha base foi aqui, como diz Steven Jobs, “a gente tem que conectar os pontos na vida, e eu conectei todos esses pontos, sendo assim consegui através do meu relacionamento profissional consigo trazer parceiros, entidades para colocar a Amazônia como protagonista.
Em 2021 foi para iniciativa de empreendedor, com os temas de transformações digitais e também de ESG surgiu a oportunidade de representar na Amazônia a LCTM BrandBuilder e da United Earth na Amazônia, que criaram o Prêmio Nobel Verde. “Manaus vai ser sede desse premio inédito, sua primeira edição onde serão premiados os primeiros seis projetos, além do cantor Roberto Carlos e Erasmo Carlos (in memorian), com a presença de seu filho Leonardo Esteves e Manaus sendo sede, com maior índice de preservação da floresta. O evento vai ser realizado no Teatro Amazonas e conta com a poio da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado do Amazonas, além dos patrocinadores, Moto Honda da Amazônia e Tellescon que proporcionou realizar um evento tão grande como esse.
De acordo com o representante da LCTM BrandBuilder na Amazônia, tudo isso se integra com o ecossistema. “Por mais que tenhamos atores globais participando, mas sem os locais não seria possível realizar um prêmio dessa imensidão, todos os projetos foram auditados de acordo com a metodologia do Prêmio Nobel da Paz, levando em consideração o impacto e quem está sendo beneficiado por isso, os projetos representam a Amazônia Ocidental”, enfatizou Rubenson.
Um evento como esse integra fornecedores locais e globais, gerando oportunidade de trabalho para mais de 22 fornecedores que estão atuando locais da Amazônia, trouxemos três diretores de produção artística de peso, estamos fazendo uma grande equipe, fazendo com que Manaus entre na rota global com ação local, integrando todos e formando um ecossistema de valor enorme.