O trabalho multidisciplinar desenvolvido no programa “Minha Escola Saudável”, com mais de 8 mil estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniu representantes de vários setores da semed, gerentes pedagógicos, coordenadores de educação física e assessores da divisão do Programa Municipal Saúde do Escolar (PMSE).
O programa desenvolve um trabalho multidisciplinar contínuo, buscando a mudança de comportamento relacionada aos hábitos alimentares e estilo de vida saudável no cenário da rede pública municipal de educação e na prevenção e controle da diabetes e obesidade.
Com a participação de quatro unidades de ensino, a DDZ Oeste desenvolveu o projeto da modalidade de Badminton, beneficiando aproximadamente 150 alunos do 2º ao 8º ano. Para a assessora interdisciplinar de educação física, Josiane Feitosa Valle, o trabalho é realizado em parceria e tem resultados positivos.
“É um projeto com cunho esportivo que propicia melhor qualidade de vida para os nossos alunos. O badminton não deixa de ser novidade em nossas escolas e passou para as famílias, ou seja, hoje nós estamos indo além do objetivo do projeto”, comentou.
De acordo com a coordenadora do programa na Semed, Regina Márcia, o momento foi de repassar aos demais profissionais, o projeto “Desafio Saudável”, que é uma ação importante dentro do próprio programa.
“Estamos repassando para os nossos colegas, que são parceiros em todas as nossas ações, o Desafio Saudável. Um integra o outro, porque o “Minha Escola Saudável” é um dos programas do governo municipal, mas é um dos poucos que tem um trabalho multidisciplinar. Não só com o esporte, trabalhamos também com a nutrição”, destacou.
Outros projetos
A DDZ Rural conta com três escolas municipais, beneficiando com o projeto da modalidade de Remo, aproximadamente 50 estudantes do 1º ao 9º ano. Segundo o coordenador de educação física, Almeci Lucas, a zona Ribeirinha ganhou muito com a adesão da modalidade.
“O projeto de canoagem é muito importante, porque é uma forma do aluno se motivar nas aulas. Por meio do projeto se trabalha a disciplina, o cognitivo e o motor, e ele foi bem recebido, a escola está toda envolvida”, frisou.
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