Presente entre as cinco cidades brasileiras no ranking de melhores para se fazer negócios na indústria no Brasil, da revista “Exame”, Manaus, com Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) de 4.454, ficou atrás de Maracanaú (CE) com 4.532, Nova Serrana (MG) 4.578, Caxias do Sul (RS) 4.622 e Joinville (SC) 4.651 que ocupa o primeiro lugar da lista.
O estudo, elaborado pela consultoria Urban Systems, levou em conta 319 cidades, que são todos os municípios do Brasil com mais de 100 mil habitantes. Vivem neles 115,6 milhões de pessoas.
Para o prefeito David Almeida, Manaus é uma cidade em plena expansão e desenvolvimento, por isso está entre as melhores cidades para se fazer negócios no Brasil.
“Investimos na melhoria dos serviços públicos, na infraestrutura da cidade, atuamos na geração de emprego e renda, no fomento do empreendedorismo e do turismo. Manaus tem se desenvolvido e atraído muitos investidores e ainda queremos fazer muito mais”, declarou.
Na divulgação da “Exame”, que está na sua décima edição, foram elencadas as cem melhores cidades para se fazer negócios, com base em estudo calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas, com base em dados de população, de fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, entre outros pontos.
Top 5 na Indústria
Manaus é a quinta melhor cidade do Brasil para se fazer negócios na área da indústria, de acordo com o Ranking 2023, com 4.454 de Índice de Qualidade Mercadológica, sendo a de melhor destaque na região Norte.
Nessa categoria, foram analisados dez indicadores: empregos no setor industrial, empregos no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador na indústria, estabelecimento industriais, exportação industrial, distância do aeroporto, distância ao porto de exportação mais próximo, paralisações no serviço de água, rodovias federais e concentração de empregos no setor.
O Polo Industrial de Manaus (PIM) é o grande atrativo da capital nesse quesito, com mais de 500 indústrias nacionais e multinacionais, faturamento de R$ 98,93 bilhões nos primeiros sete meses de 2023 e empregando mais de 110,6 mil pessoas diretamente, que se somam aos investimentos feitos, sobretudo, pelo poder público.
Top 10 no Imobiliário
Outro destaque da capital amazonense é no setor imobiliário: nona melhor cidade do Brasil para se fazer negócios nessa área. Também ocupando o primeiro lugar na região Norte, com 1.880 de IQM.
Aqui, foram analisados nove indicadores: empregos no setor com renda mensal acima de cinco salários mínimos, crescimento das empresas do setor da construção civil, projeção do número de novos domicílios, total de novas empresas do setor de comércio e serviços e a variação de empregos na construção civil, entre outros.