Mais de 300 profissionais de educação, que atuam em comunidades rurais e ribeirinhas dos municípios de Tefé e Fonte Boa, no interior do Amazonas, participaram do 2º Ciclo de Treinamento Pedagógico – Formação Continuada, com o tema “Formação Pedagógica com práticas pedagógicas inovadoras para professores de comunidades ribeirinhas”.
A atividade foi promovida pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com as prefeituras das cidades e apoio do Movimento Bem Maior (MBM), e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em setembro, o ciclo realizado em Tefé reuniu 129 educadores que lecionam em turmas multisseriadas e no Ensino Fundamental I. Em Fonte Boa, a formação continuada alcançou 174 profissionais, ampliando ainda mais o impacto nas práticas pedagógicas da região.
“Houve a entrega de relatórios feitos pelos professores de comunidades ribeirinhas, que descreveram as atividades desenvolvidas com base nos Guias de Atividade (GDA), junto com nosso livro ‘Bases do Aprendizado para o Desenvolvimento Sustentável’, livro criado pela FAS com atividades que retratam a realidade ribeirinha. Então, o primeiro dia foi todo voltado para escutar os professores e profissionais de educação”, enfatiza Silvana Souza, supervisora pedagógica do Programa de Educação da FAS.
A programação também abordou temas como empoderamento feminino, socioeconomia e oficinas de leitura em sala de aula com aprendizagem experiencial, além disso, no último dia de evento, os professores participaram de uma gincana pedagógica, feita com materiais reciclados que foram adaptados para a realidade da gincana, tendo como guia de atividades os conteúdos abordados durante a formação. A realização da gincana teve como objetivo incentivar os professores a replicarem os Guias de Atividades (GDA ‘S), além de adotarem práticas inovadoras com pouco ou sem nenhum material necessário.
Naiara Fernanda, docente da Escola Municipal Rural Indígena Professor João Hamilton, em Tefé, ressaltou a importância do evento: “foi de grande importância para nós, professores da zona rural, como uma oportunidade de inovar e renovar nossas práticas pedagógicas nas escolas.”
Durante a programação, ela e seu grupo apresentaram um Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para uma alimentação mais saudável: “Nosso grupo desenvolveu um projeto focado em alimentação saudável e valorização dos frutos regionais, uma problemática que identificamos e trabalhamos ao longo de dois meses. Apresentamos os resultados desse projeto, que foi essencial para nossa escola, como uma forma de intervir em nossa realidade e transformá-la”, enfatiza Naiara.
Genésio, que ministra na Escola Municipal São Luís, na comunidade Bela Conquista, em Tefé, deu destaque para a formação continuada sobre educação regional: “é muito gratificante podermos levar essa prática pedagógica para as nossas escolas da zona rural, principalmente para os nossos alunos que precisam tanto do ensino-aprendizado de qualidade. Por isso, agradeço a esse momento de formação que é muito importante e gratificante para todos nós”, destaca.
O 2º Ciclo de Treinamento Pedagógico faz parte do projeto “Práticas Pedagógicas Inovadoras para a melhoria do ensino Fundamental e Médio na Amazônia profunda”, que busca fortalecer a formação continuada de profissionais em 11 redes municipais do Amazonas até 2025. O projeto inclui também a confecção de materiais pedagógicos, projetos complementares e cursos de pós-graduação.
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