Um grupo de mais de 100 jovens de diversas partes da Região Norte está participando de uma imersão inédita nas Américas com o objetivo de debater e apresentar soluções inovadoras em prol da Amazônia. Nesta quarta-feira (16/10), na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA/ EST) eles estão reunidos em 27 grupos de trabalho, que se debruçam sobre dois eixos: Proteção e Responsabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e Bioeconomia.
O UNLEASH Amazon Innovation Lab acontece pela primeira vez nas Américas e no Brasil. Manaus foi a cidade escolhida para a realização do laboratório de inovação voltado para os problemas da Amazônia.
O UNLEASH Amazon Innovation Lab é um programa internacional que está treinando mais de 100 de jovens para o desenvolvimento de soluções escaláveis, inovadoras e sustentáveis para os diversos problemas enfrentados pelas comunidades amazônicas. Os jovens têm a oportunidade de fazer um intenso networking e pensar em projetos para solucionar várias demandas da região.
As propostas que serão criadas deverão ter como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 e 16 (Proteção e responsabilidade ambiental), e 14 e 15 (Desenvolvimento econômico sustentável e bioeconomia), da Organização das Nações Unidas (ONU).
A iniciativa envolve jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhos e de outros povos tradicionais, visando incluir voz, direitos e conhecimentos milenares da Amazônia no laboratório de inovação.
Leia também: Sepror entrega mais de 120 toneladas de produtos da agricultura familiar