A partir desta sexta-feira (23), a cidade de Macapá (AP) receberá o Startup20, um encontro voltado para inovação e tecnologia vinculado ao G20 (grupo que reúne as maiores economias do mundo), que será realizada pela primeira vez no Brasil. Segundo o Governo do Amapá, além de representantes de startups de vários países, o evento também terá a participação de embaixadores, agentes públicos, setor privado e referências de inovação globais.
A programação de quatro dias inclui debates sobre a macroeconomia e o potencial desenvolvimento da região, com a realização de painéis e conversas sobre inovação e empreendedorismo, além de visitas técnicas a universidades e centros de pesquisa do Amapá.
Nas plenárias, serão abordados temas como governança e compliance em startups, o futuro do ESG nas startups, diversidade, inclusão e regulamentação da Inteligência Artificial, entre outros.
“O Startup20 é uma oportunidade para mostrar ao mundo os grandes potenciais que temos, que vai desde negócios inovadores até um setor turístico único. Além disso, o evento fortalece a política do governo para consolidar os grandes eventos como ação estratégica para desenvolvimento do estado”, descreveu Clécio Luís, governador do Amapá.
O G20 reúne as maiores economias do mundo, responsáveis por mais de 80% da economia global, e atualmente é presidido pelo Brasil. A programação em Macapá é uma das várias atividades que ocorrerão antes do encontro da Cúpula do G20, programada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
O Startup 20 foi criado em 2023, ainda durante a presidência da Índia no G20. No Amapá, o evento é realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em parceria com o governo do Estado e o Sebrae.
A expectativa dos organizadores do evento no Amapá é que cerca de 400 pessoas participem das mesas, painéis, palestras e exposições até segunda-feira, 26, quando as atividades serão encerradas.
As delegações estrangeiras confirmadas para o Startup20 são: Índia, Alemanha, Arábia Saudita, Bangladesh, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Omã, Portugal, Suíça, Rússia, Turquia, União Africana, Austrália, Itália, Japão e África do Sul.
Para a presidente da Abstartups, Ingrid Barth, o Startup20 é mais do que um encontro de líderes e autoridades, é uma das maiores janelas de oportunidade para dar visibilidade à grande evolução do empreendedorismo brasileiro, e também para possibilitar mais oportunidades de negócios com ecossistemas e investidores nacionais e internacionais.
“Quando representantes das maiores nações do mundo estão reunidos, temos um momento único para mostrar a evolução do ecossistema empreendedor no país, firmar parcerias estratégicas para alavancar nossas empresas, sejam de base tecnológica ou não, e até buscar vias de aumentar o fluxo financeiro entre os países do G20. É um leque de oportunidades que se potencializa, que se bem aproveitado, poderá transformar o Brasil, deixando um importante legado”, afirma.
Pavilhão da Bioeconomia – Segundo o governo do Estado, o Startup 20 também vai incentivar o empreendedorismo amapaense com um Pavilhão da Bioeconomia, que contará com 93 estandes para startups; empresas certificadas pelo Selo Amapá, que identifica e fortalece a produção do estado; empreendedores do ramo de artesanato; empresas de manejo florestal; e outros.
Entre eles estão ainda 30 negócios inovadores, que poderão expor no evento, sendo 10 startups do setor de bioeconomia, 10 da área de tecnologia e inovação e outras 10 que participam de programas de fomento, como Centelha e Inova Amazônia, que foram selecionadas pelo Sebrae Amapá.
Veja, abaixo, a programação do Startup20 no Amapá:
Sexta-feira, 23
8h – Recepção dos membros das delegações no Aeroporto Internacional de Macapá
16h30 – Coletiva de imprensa
17h30 – Recepção das delegações
18h – Abertura do evento
19h – Jantar
20h – Apresentações artísticas e culturais da região Norte
Sábado, 24
8h – Credenciamento e café da manhã
9h – Painel de abertura e discussões gerais com a presença de todas as delegações
10h30 – Coffee break
11h – Painel: Horizontes Sustentáveis – Moldando o Futuro do ESG em Startups de Tecnologia e Inovação
12h30 – Almoço
14h – Primeira rodada de plenárias segmentadas:
Sala A: Regulação Inovadora de Fintechs: o caminho brasileiro rumo a um sistema financeiro globalmente inspirador;
Sala B: Financiamento da Inovação: estratégias globais e futuras para startups;
Sala C: Construindo o Futuro: estratégias globais para capacitar a força de trabalho de tecnologia.
15h30 – Coffee break
16h – Segunda rodada de plenárias segmentadas:
Sala A: Impulsionando Inovações: o papel do capital de risco corporativo no surgimento de startups;
Sala B: Além do Valor: estratégias globais para avaliação e gerenciamento de riscos para startups;
Sala C: Diversidade de Gênero em Startups: perspectivas interseccionais e globais para inovação inclusiva.
17h30 – Fim das discussões.
Domingo, 25
8h – Café da manhã e registro fotográfico no Sebrae-AP
9h – 2º painel de discussões gerais com a presença de todas as delegações com o tema: “Capital em Foco: estratégias globais e desafios para investimentos em startups”.
10h30 – Coffee break
11h – 3º painel de discussão geral com a presença de todas as delegações com o tema: “Políticas Públicas e Regulação: moldando o futuro da relação entre startups e governos”.
12h30 – Almoço
14h – Primeira rodada de plenárias segmentadas:
Sala A: Inovação Verde: pioneirismo sustentável para o planeta e prosperidade;
Sala B: Capital de Risco Corporativo: estratégias e impactos;
Sala C: Startups, Govtechs e Transformação digital no setor público.
15h30 – Coffee break
16h – Segunda rodada de plenárias segmentadas:
Sala A: Governança e Conformidade em Startups: desafios, inovações e caminhos para o futuro;
Sala B: Impulsionando Inovações: o papel global de incubadoras e aceleradoras na jornada das startups;
Sala C: Inteligência Artificial sob o Microscópio: modelos globais para a regulação da inteligência artificial.
17h30 – Fim das discussões.
Segunda-feira, 26
8h30 – Visitas técnicas a instituições públicas de ensino, centros de inovação e tecnologia.
Leia também: Inscrições para curso ‘Avicultura de Postura Caipira e Corte Industrial’, na Vila de Balbina