A empresa chinesa Livoltek inaugura primeira fábrica de inversores no Polo Industrial de Manaus (PIM) com investimento inicial de R$70 milhões, prevendo a criação de 600 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos. A nova unidade irá produzir inversores para painéis solares e baterias de lítio para veículos elétricos, destacando-se pela sustentabilidade da tecnologia de lítio.
No evento, representaram a Autarquia: Frederico Aguiar, Superintendente-Adjunto Executivo; Waldenir Vieira, Superintendente-Adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica; Leopoldo Montenegro, Superintendente-Adjunto de Projetos; Maurício Itikawa, Coordenador-Geral de Análise de Projetos Industriais; e Ozenas Maciel, Gerente de Projetos da Superintendência Adjunta Executiva (SAE).
O investimento na Zona Franca de Manaus inclui também o início da produção de baterias de lítio e carregadores de veículos elétricos, previsto para iniciar no final de 2024.
Vinicio Carrara, diretor de mobilidade elétrica da Livoltek, anunciou que a fábrica visa atender a demanda de 300 mil peças por ano, incluindo inversores fotovoltaicos e carregadores, destacando que a Livoltek já considera planos de expansão nos próximos anos. ´´Nós temos a possibilidade de expansão com quatro galpões aqui, totalizando 20 mil metros quadrados construídos, o que nos permite atender à demanda crescente por produtos acabados“, afirmou Carrara.
O diretor comercial, Mateus Gomes, explicou que o investimento da empresa é estratégico devido ao grande mercado potencial, especialmente na produção de inversores, componentes essenciais nos painéis solares. ‘Os inversores são componentes cruciais que convertem a energia captada pelos painéis solares em um formato utilizável, como para acender luzes ou operar aparelhos de ar-condicionado’, destacou Gomes.”
O diretor comercial também mencionou que o espaço da fábrica foi adquirido pelo grupo Hexing, equipado com tecnologia de ponta e preparado para atender todo o país.
Foto: Divulgação