Jovens Projeto Novos Caminhos
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, participou nesta terça-feira, 14, de forma virtual, da 3ª Sessão Ordinária de 2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidida pela ministra Rosa Weber, que firmou o Acordo de Cooperação Técnica do Programa Novos Caminhos entre o CNJ, Corregedoria Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude do TJSC – CEIJ/TJSC, Associação dos Magistrados Catarinenses, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAM – COIJ/TJAM e a Associação dos Magistrados do Amazonas.
O Programa Novos Caminhos (PNC), desenvolvido há nove anos em Santa Catarina, terá o Módulo Manaus, com a participação ativa da FIEAM, com o propósito de desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia de jovens que vivem em instituições de acolhimento, por meio de capacitação e oportunidade de emprego com vistas a viabilizar sua autonomia e independência financeira.
“Sem dúvida, o Sistema Indústria do Estado do Amazonas, por meio do SESI e do SENAI, vai desempenhar papel fundamental na qualificação dos jovens participantes do programa”, disse o presidente da FIEAM. Segundo Silva, as instituições somarão esforços para a implementação do Programa que atuará nas quatro frentes: Educação Básica e Profissional, ações de vida saudável, ações articuladas para a empregabilidade e na busca de outras frentes, de acordo com as necessidades apresentadas pelas nove instituições de acolhimento em Manaus.
Atualmente essas instituições contam com 31 adolescentes na faixa etária de 14 a 17 anos que precisam ser preparados para o mercado de trabalho, antes de completar 18 anos, porque serão obrigados a deixar as unidades de acolhimento.
A solenidade também contou com a participação da desembargadora Joana dos Santos Meireles, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, que agradeceu a oportunidade, principalmente por não ter nada parecido para atender os jovens que saem dos acolhimentos. “Não pouparemos esforços para que esse programa dar certo”, disse ela.
Com representantes de Santa Catarina, a solenidade contou com a participação do diretor institucional e jurídico da FIESC, Carlos José Kurtz e o diretor da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juiz Raphael Mendes Barbosa.
A FIEAM vai oferecer, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outras ações, vagas gratuitas de formação básica, emissão de carteira para acesso gratuito às modalidades esportivas e recreativas no SESI Clube do Trabalhador e cursos de qualificação profissional do SENAI Amazonas e ações.
As instituições beneficiadas são Abrigo Nacer (Núcleo de assistência à criança e a família em situação de risco), Saica (Serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes), Pequeno Nazareno, Fazenda Esperança, Monte Salem, Mamãe Margarida, Janell Doyle, Coração do Pai.