O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) divulga o balanço das ações realizadas ao longo de 2024 em celebração ao Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado em 26 de janeiro. As iniciativas tiveram como propósito conscientizar a população sobre a preservação ambiental, incentivar práticas sustentáveis e alertar para os impactos das ações humanas no meio ambiente.
Foram realizadas campanhas educativas de sensibilização para reduzir focos de queimadas e desmatamentos e orientações às populações das áreas urbanas e rurais sobre os riscos, problemas à saúde humana e impactos negativos ao meio ambiente provocados pelas queimadas.
Com presença ativa em diversos municípios, como Manicoré, Boca do Acre, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Silves, Itacoatiara, Itapiranga, Apuí, Humaitá, Jutaí, Maués, Tefé, Boa Vista do Ramos, Coari, Japurá, Autazes, Benjamin Constant, Tabatinga, Atalaia do Norte e outros, o Ipaam dialogou diretamente com as comunidades locais.
As atividades educativas realizadas nessas localidades proporcionaram momentos de aprendizado e reflexão, destacando a importância de preservar os recursos naturais e adotar atitudes mais conscientes no dia a dia.
“Essas atividades reforçam a importância da Educação Ambiental como uma ferramenta transformadora, capaz de gerar impactos positivos em toda a sociedade. Nosso trabalho busca não apenas conscientizar, mas também engajar as comunidades em ações práticas de sustentabilidade. Para 2025 serão muitos desafios com a Educação Ambiental presente em todos os eventos estaduais, nacionais e internacionais”, destacou Therezinha Melo, gerente de Educação Ambiental do Ipaam.
Alcança regional
Ao longo do ano, o Ipaam promoveu diversas palestras destinadas ao público infanto-juvenil em escolas municipais e estaduais, abordando temas como queimadas e desmatamento. Também foram realizados workshops sobre licenciamento ambiental para acadêmicos universitários, servidores municipais e representantes de instituições públicas. Além disso, realizamos campanha educativa para a prevenção de queimadas e desmatamentos foi promovida em nove escolas da capital como parte do programa Governo Presente.
Em 2024, o orção intensificou as ações educativas em municípios da Região Metropolitana de Manaus, no sul do Amazonas e em outros municípios, beneficiando aproximadamente 18.000 famílias, além de professores e servidores das instituições de ensino. Por meio de palestras, oficinas e distribuição de materiais educativos, o IPAAM reforçou a importância da proteção ambiental, incentivando a construção de uma cultura de sustentabilidade.
Impacto regional
As ações realizadas ultrapassaram as fronteiras dos municípios atendidos, alcançando também comunidades vizinhas. Por meio de mutirões, oficinas, palestras e atendimentos personalizados, a instituição disseminou conhecimento e incentivou a adoção de boas práticas ambientais.
O balanço de 2024 reflete o compromisso do Ipaam com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Com essas ações, o Instituto reafirma sua missão de proteger o meio ambiente e sensibilizar a sociedade para a importância de um futuro mais sustentável para o Amazonas.