A sexta-feira(14), ficou marcada para o Estado do Pará, Helder Barbalho Governador do Estado e Wang Tongzhou Presidente do Conselho Communications Construction Company (CCCC) , assinaram um Memorando de Entendimento da Ferrovia o Pará, a obra prevê um investimento de R$ 7 bilhões, a proposta interliga o porto de Vila do Conde, em Barcarena, no nordeste do Pará, a municípios do sudeste paraense, e de lá até Açailândia, no Maranhão, com a Ferrovia Norte-Sul. Investimento de R$ 7 bilhões
A construção da ferrovia é um projeto de infraestrutura considerado importante para a região e deve aumentar a capacidade de escoamento da produção de minério de ferro e grãos do Pará. A reunião entre os governantes brasileiros e o presidente do Conselho da CCCC sinaliza a disposição de investidores estrangeiros em contribuir para o desenvolvimento do país.
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A CCCC é uma empresa com grande experiência em construção de infraestrutura de transportes, tendo construído, por exemplo, o Canal do Panamá e o maior porto do mundo em Xangai. A empresa tem interesse em investir no Brasil e já está presente no país em outros projetos, como o Porto de São Luís, no Maranhão.
De acordo com o governador, trata-se de um dos mais importantes projetos estruturais e de desenvolvimento da Região Norte do Brasil e o maior investimento internacional em andamento no país, e que, ao mesmo tempo, reforça os laços do Pará com o povo chinês. O protocolo servirá de orientação para futura negociação e assinatura de convênios, acordos e outros termos que possam ajustar as necessidades do corredor ferroviário.
O estudo avalia a viabilidade do tronco principal do projeto, que deve ter 515 km de extensão, passando pelos municípios de Abaetetuba, Acará, Barcarena, Moju, Tailândia, Abel Figueiredo, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Paragominas, Rondon do Pará, Tomé-Açu e Bom Jesus do Tocantins, deixando Marabá de fora do traçado original.