Na manhã desta quarta-feira (10/07), o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) realizou a instalação do Comitê Editorial da sua nova Revista Técnico-Científica em sua sede. O evento contou com a participação de destacados acadêmicos, incluindo o Dr. Estevão Vicente Cavalcanti Monteiro de Paula (UEA), o psicólogo e pós-doutor Dr. Thomaz Décio Abdalla Siqueira (Ufam), o Dr. Genilson Pereira Santana, especialista em Química (Ufam), Cristina Monte, jornalista, historiadora e especialista em Comunicação Científica (Fiocruz), e o professor mestre e doutorando Roberto Lavor.
A cerimônia marcou o início oficial das atividades do Comitê Editorial, focando em detalhes dos parâmetros da revista e incluindo a entrega de certificados aos membros do comitê.
C,T&I ao alcance de todos
A nova publicação tem como objetivo divulgar e promover a Ciência, Tecnologia e Inovação de forma acessível. Pretende-se estabelecer uma conexão eficaz entre a academia e o setor produtivo, facilitando a compreensão e aplicação do conhecimento científico por empresas e cidadãos. A revista será trimestral e seu conteúdo incluirá produções científicas do INDT (exceto aquelas sujeitas a contratos de confidencialidade), além de contribuições da academia e indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM), Brasil e exterior, conforme relevância e compatibilidade com o escopo da publicação.
Roberto Lavor, coordenador do Comitê Editorial, destacou a importância crucial de tornar as publicações acessíveis tanto para a comunidade acadêmica quanto para as empresas que consomem e impulsionam a produção científica. Ele ressaltou que o desafio principal é garantir que as informações sejam acessíveis não apenas aos acadêmicos, mas também às empresas, que são fundamentais para viabilizar e utilizar essa produção. Lavor enfatiza a necessidade de contribuições provenientes de diversas instituições para alcançar esse objetivo com sucesso.
A instalação do Comitê Editorial da Revista Técnico-Científica do INDT marca um passo significativo na disseminação do conhecimento científico e tecnológico na região, promovendo a integração entre academia e setor produtivo para o benefício amplo da sociedade.
Sobre INDT
O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) foi estabelecido em 2001 pela Nokia. De 2013 a 2016, atuou como Centro de P,D&I da Microsoft, e desde então se tornou um instituto independente. Hoje, é reconhecido como um dos maiores Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Brasil. O INDT oferece soluções em diversas áreas, incluindo Software, Hardware & Firmware, Comunicação e Redes, Manufatura Avançada, Veículos Autônomos e Robótica, Materiais e Química, e BioTech.
Foto: Divulgação