Quase 200 agricultores familiares atuantes na produção de café em território amazonense foram capacitados no “Dia de Campo do Café”, uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). Realizada na Fazenda Progresso, no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros da capital), a ação buscou promover as boas práticas voltadas à cafeicultura.
A atividade aconteceu na sexta-feira (24/05), em comemoração ao Dia Mundial do Café. Na ocasião, no cafezal da Fazenda Progresso, foram montadas quatro estações que conduziram os um total de 190 participantes por todo processo de produção do café, desde a implantação da lavoura, boas práticas de manejo, colheita e torra do café robusta. Ao final, os agricultores tiveram, ainda, a oportunidade de colher alguns grãos e degustar a bebida.
Para a gerente de Capacitação e Metodologias (Gecam) do Idam, Ana Cecília Lobato, o Dia de Campo é uma metodologia que permite a agricultores familiares, técnicos e estudantes compartilharem conhecimento sobre a cultura, principalmente, para os cuidados com a lavoura no período de estiagem que se aproxima.
“A atividade permite aos agricultores o acesso a informações sobre o manejo da cultura, implantação da lavoura, período correto para plantação, técnicas que podem ser utilizadas para reduzir a taxa de mortalidade de plantas, além de mais conhecimento sobre colheita e pós colheita”, disse a gerente.
A capacitação esteve sob o comando de pesquisadores convidados que atuam na validação de novos clones de café na região — os professores do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) Felipe de Jesus Padilha (Tefé) e Andrey Luis Bruyns de Sousa (Itacoatiara); o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Fábio Medeiros Ferreira; e consultor Marcos Santana Moraes. Um barista também participou da atividade com um espaço para degustação.
Novidades
Nesta primeira edição do ano, o “Dia de Campo do Café” trouxe uma novidade para os participantes: a emissão de certificado. Isso porque a declaração pode beneficiar o agricultor familiar no acesso a políticas públicas, como solicitação de crédito rural, pois comprova que o beneficiário é capacitado para atuar na cultura para a qual ele está buscando o fomento.
Outra novidade destacada pela gerente é a disponibilização de gravações em vídeo de todas as palestras no YouTube do Idam. “Tivemos a iniciativa de gravar as palestras nas quatro estações para que os agricultores, técnicos e estudantes que não puderam comparecer possam assistir e, assim, terem acesso ao conteúdo, que é muito rico em informações para o período de estiagem”, frisou.
Serviços
Além da capacitação ofertada no Dia de Campo, a Unidade Local (UnLoc) do Idam em Rio Preto da Eva montou um stand no evento onde fez a entrega de 45 Cartões do Produtor Primário (CPP) e inscrição de agricultores no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAR).
Leia também: Suframa e Cieam discutem reforma tributária e comércio exterior