Agricultores familiares e pescadores artesanais de Humaitá (a 590 quilômetros da capital), interessados em obter crédito rural, poderão solicitá-lo durante a ação, que será realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio da Unidade local (UnLoc) Idam/Humaitá, no município, entre os dias 29 de abril a 10 de maio.
No período, os técnicos do Idam serão os responsáveis pela elaboração dos projetos de crédito rural, que, posteriormente, serão destinados à avaliação da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) e Banco da Amazônia, os responsáveis pela concessão do recurso. O serviço ofertado pelo instituto é focado na disponibilização de linhas de financiamentos para aquisição de equipamentos, insumos e custeio de atividades rurais.
“A expectativa é que a atividade beneficie, pelo menos, 120 agricultores familiares e pescadores do município. Essa ação será importante para fomentar as atividades rurais no município, com aquisição de maquinário e apetrechos para modernizar o trabalho no campo e garantir mais qualidade de vida ao produtor”, destacou o gerente da UnLoc Idam/Humaitá, Luiz Freire.
A atividade tem como público-alvo, principalmente, os agricultores ligados ao cultivo de hortaliças, banana e mandioca, além dos trabalhadores atuantes na pesca artesanal de pacu, sardinha, jaraqui e pintado.
Atendimento
O atendimento aos interessados será realizado no Unidade Local (UnLoc) Idam em Humaitá, localizada na avenida Transamazônica, número 1.890, bairro São Domingos Sávio, das 8h às 12h e de 14h às 17h.
Além dos documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência e cartão bancário), os pescadores devem levar a Certidão do Pescador Artesanal (RGP); e os agricultores devem apresentar documento da propriedade, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Leia também: Artesanato indígena é um dos destaques da semana do quadrinho nacional em Manaus