O Governo do Amazonas em conjunto Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), adquiriu, nesta terça-feira (28/05), 8 toneladas de produtos da agricultura familiar. A ação ocorreu no estacionamento da Ponta Negra, zona oeste de Manaus.
Foram investidos cerca de R$ 45 mil em recursos financeiros para compra direta de alimentos da agricultura familiar de nove 9 agricultores familiares da região.
De acordo com o secretário de Estado de Produção Rural, Daniel Borges, os alimentos adquiridos dos produtores da região são doados no próprio município, para atender aquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social, garantindo assim a segurança alimentar .
“O governador de Wilson Lima, desde o início, vem determinando que o setor primário seja integrado, próximo do agricultor familiar. Isso tudo para fortalecer a agricultura familiar, e cada dia mais, a gente avançar no setor primário amazonense”, ressalta Daniel.
Os produtos foram adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, coordenado pela Sepror, no Amazonas.
Os alimentos entre abóbora, pepino, limão, pimenta-de-cheiro e hortaliças, foram doados para 8 instituições socioassistenciais de Manaus, que atendem pessoas em vulnerabilidade social e nutricional.
PAA
Neste primeiro trimestre de 2024, a Sepror comprou mais de 2 mil toneladas de alimentos de produtores rurais de 50 municípios do estado. No total, foram investidos mais de R$ 8,8 milhões em recursos para a compra direta de aproximadamente 70 produtos da agricultura familiar, de mais de 850 produtores rurais.