O Governo do Amazonas entregou, nesta sexta-feira (13/09) duas Estações de Tratamento de Água Móvel (Etam), do programa Água Boa, para atender comunidades ribeirinhas do Alto Solimões. A entrega da estação faz parte da Operação Estiagem 2024 e foi feita na comunidade Novo Porto Lima, em Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros de Manaus). Segundo o governador, as estruturas vão reforçar o fornecimento de água potável em comunidades que enfrentam as consequências da descida dos rios.
“Esse é um momento em que as comunidades começam a enfrentar dificuldades para ter acesso a água potável. Então, nós entregamos duas estações de tratamento de água que são móveis para que moradores dessa e de outras comunidades tenham a oportunidade de coletar água de qualidade”, afirmou Wilson Lima.
Cada estação tem capacidade para armazenar 5 mil litros de água, atendendo 2 mil pessoas diariamente. Ela foi instalada em uma embarcação equipada para coletar água do rio e realizar o tratamento.
Entre as comunidades beneficiadas com o programa Água Boa, está a Novo Porto Lima, onde vivem 330 pessoas. No local, os moradores já enfrentam dificuldades para conseguir acesso a água potável.
“É muito importante para nós. A minha família agradece muito ao governador, por trazer essa ajuda”, disse a moradora da comunidade, Glacimar Leopoldino, indígena da etnia Tikuna e moradora da comunidade.
Sobre a Etam
A Estação de Tratamento de Água Móvel é uma solução itinerante projetada para atender comunidades ribeirinhas que enfrentam escassez de água potável. A estação permanece navegando ao longo das margens dos rios, parando em localidades que necessitam de acesso à água tratada.
O funcionamento da estação começa com um sistema de bombeamento que capta a água diretamente do rio. Essa água é conduzida para um reservatório localizado na parte superior da embarcação. Dentro deste reservatório, ocorre o processo inicial de tratamento: a floculação e a decantação.
A floculação consiste na adição de produtos químicos que aglutinam as partículas suspensas na água, facilitando sua remoção. Na sequência, o processo de decantação permite que essas partículas se separem da água limpa, indo para o fundo do reservatório.
Após a decantação, a água passa por um dispositivo onde é adicionado cloro para a desinfecção, seguindo para um filtro, garantindo a pureza da água. Por fim, a água tratada é conduzida através de uma tubulação até uma torneira, de onde pode ser distribuída com segurança para a comunidade.
Entrega de alimentos
O governador também fez entregas de alimentos às comunidades ribeirinhas do Alto Solimões. Ao todo, 7 mil cestas básicas foram entregues no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João Carlos Pereira dos Santos, em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). A ajuda humanitária será dividida para outros municípios da calha, como Benjamin Constant e Atalaia do Norte (1.138 quilômetros de Manaus).
O material entregue em Tabatinga faz parte de um montante de 290 toneladas de alimentos destinadas para as cidades do Alto Solimões. Em Amaturá, Tonantins e Santo Antônio do Içá, 90 toneladas em ajuda humanitária estão nos municípios para distribuição. Em São Paulo de Olivença, 52 toneladas atenderão os afetados.
FOTOS: Alex Pazuello/ Secom
Leia mais: https://www.investamazonia.com.br/1a-mostra-de-oficina-avancada-de-cinema-do-amazonas-no-cineclube/