O Centro de Artes Visuais Galeria do Largo apresenta nesta sexta-feira (09/08), a partir das 18h30, a abertura do “Amazonas Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas”, que é composto por uma Mostra de Artes e um Seminário, realizados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).
O evento busca reunir artistas, curadores, estudantes, produtores, galeristas, agentes da cultura e público em geral, para estimular diálogos e interações relativas ao conhecimento nas Artes Visuais. Entrada gratuita.
Inicialmente, a mostra conta com a estreia de duas exposições: “Paisagem em Retrospectiva 2024”, por Adriana Ramalho, com curadoria de Virna Lisi. E a exposição “9 encontros”, de Silvana Macêdo, com curadoria de Juliana Crispe, além de uma roda de conversa com a temática “Arte, Biologia e Saberes Ribeirinhos”. As exposições ficarão em exibição na Galeria do Largo até 1º de dezembro de 2024.
De acordo com Cristóvão Coutinho, curador e gestor do Espaço Cultural Galeria do Largo, atualmente, as Artes Visuais transitam por diversos espaços e também linguagens. Desse modo, eles estão buscando trazer a natureza não só como uma natureza artística, mas também como uma natureza territorial.
“Hoje existem várias Amazônias no nosso território. E essa reunião de artistas, curadores, estudantes, produtores realmente acontece para que possamos alinhar a nossa produção e o nosso pensamento artístico com o sistema de artes tanto nacional quanto internacional”, destaca Coutinho.
‘Paisagem em Retrospectiva 2024’
A exposição de Adriana Ramalho busca provocar reflexões profundas sobre como percebemos e representamos a paisagem. A exposição desafia o público a considerar questões visuais, espaciais e ecológicas através de uma diversidade de mídias e perspectivas, refletindo a complexa relação entre a floresta Amazônica e o crescimento urbano nas grandes cidades.
A artista Adriana Ramalho comenta que a exposição é inédita em Manaus e reúne, pela primeira vez, uma seleção de trabalhos produzidos e exibidos entre 2006 e 2024, promovendo uma visão abrangente da evolução da prática artística de Adriana ao longo dos anos. Ela fala sobre sua inspiração artística ao criar uma experiência visual para o público.
“A exposição apresenta uma curadoria de obras que refletem a evolução da minha pesquisa artística, explorando tanto paisagens urbanas quanto naturais. Através da combinação de formas e cores, a exposição cria uma experiência visual que alterna entre proximidade e distanciamento, recriando paisagens complexas e imaginárias”, explica a artista.
As obras variam entre pinturas, desenhos, gravuras e videoarte revelando um olhar único e enigmático sobre o mundo natural. Através de técnicas mistas e uma abordagem que transita entre o concreto e o abstrato, a artista transforma sementes, folhas, células, asas de libélulas e organismos em composições sobrepostas surpreendentes, formando uma narrativa que desafia os sentidos e encanta o público.
‘9 Encontros’
A exposição da artista Silvana Macêdo, reúne 40 obras que fazem parte de uma série de trabalhos realizados durante a pesquisa de pós-doutorado da artista, intitulada “Reflorestar a Si”, desenvolvida em 2023, no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Segundo a artista os trabalhos da exposição se desdobraram a partir de encontros com nove árvores medicinais amazônicas: Breuzinho, Samaúma, Apuí, Castanheira, Pau D’Arco, Imburana de Cheiro, Mulateiro, Massaranduba e Carapanaúba.
“A exposição aborda a conscientização da importância medicinal, ambiental e espiritual para a humanidade além de ter valor em si com a cultura amazônica”, disse Silvana, além de mencionar que a exposição poderá ser visitada gratuitamente até 1º de dezembro de 2024.
A Mostra de Artes “Amazonas Diverso” começa nesta sexta-feira (09/08) e segue até outubro, será constituída de sete exposições, com uma coletiva, seis individuais e três manifestações artísticas, performances e objetos, na Galeria do Largo, incluindo ainda o projeto “Largo de Imagens/Vídeos”, no Largo de São Sebastião.
Seminário
O “Seminário de Artes Visuais – Diversas Naturezas” é organizado pelo Centro de Artes Visuais – Galeria do Largo, em parceria com a Central de Arte e Educação e terá a participação de nove palestrantes, cinco nacionais e quatro locais, no auditório do Palacete Provincial, nos dias 10 e 11 de outubro de 2024 (quinta-feira e sexta-feira), pela manhã, de 09h às 12h, e à tarde, de 14h às 18h, com encerramento no dia 11/10/2024, às 19h30h, com direito a atração musical.
Um encontro em Manaus, no Norte do Brasil, entre autores na produção de artes visuais proporciona conhecimentos e possibilita interações presenciais, com o indicativo de estreitamento e conhecimentos de vozes e narrativas diversas das Amazônias no mundo.
Objetivo
O evento que teve sua estreia em 2022 com a temática “Vidas Coletivas”, traz, neste ano, o tema “Diversas Naturezas”. Trata-se de um evento contínuo que tem como principal objetivo a troca de saberes e afetividades no campo amplo das artes, comprometendo o fazer diverso do conhecimento artístico.
Este encontro fortalece os agentes da cidade, do Estado e da região amazônica com interesses em discursos e práticas no processo de reflexão na produção de arte, ativando discursos e propostas sobre este território e o seu ambiente de complexidade histórica.
FOTOS: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa